A Administração de Segurança de Transporte dos EUA (TSA), filial do Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos em conjunto com a GRU Airport, assinou no último dia 25 (sexta-feira) um memorando de entendimento para doar equipamentos de segurança aeroportuária para o Aeroporto de Guarulhos.
Assim, David Hodge, o Cônsul-Geral dos Estados Unidos em São Paulo, o Adido da TSA Scott Byers, o superintendente de Infraestrutura Aeroportuária da Anac, Giovano Palma, e Admilson Reis, o diretor de Operações da GRU Airport, fizeram parte da cerimônia no aeroporto.
A doação dos EUA está alinhada com os objetivos do “Aeroportos+Seguros”, programa lançado pelo Governo Federal em junho e que traz alta tecnologia para elevar a proteção de passageiros e bagagens nos principais terminais aeroportuários brasileiros.
Dessa forma, a assinatura do MOU é a primeira etapa para que a TSA comece o processo de doação de equipamentos de segurança da aviação de última geração, ainda não encontrados no Brasil, ao aeroporto de GRU para uso nos canais de inspeção internacionais. O projeto é financiado pelo Departamento de Contraterrorismo do Departamento de Estado, com anuência da Secretaria de Aviação Civil (SAC) e supervisão da Anac.
A doação de equipamentos inclui tecnologia avançada de imagem (scanner corporal), a mais recente tecnologia de raios-X de visão dupla, e detectores de traços explosivos (ETD), assim como treinamento virtual e presencial. O projeto visa aumentar a segurança da aviação, mitigar riscos e reforçar a parceria entre o Brasil e os Estados Unidos.
“Aumentar o nível de segurança em um dos aeroportos mais movimentados, não só do Brasil, mas também da América Latina, significa zelar pela segurança dos cidadãos de todas as nacionalidades que embarcam diariamente em inúmeros voos de companhias aéreas nacionais e internacionais. Temos orgulho de anunciar esta parceria e ajudar a incluir GRU em um seleto grupo de aeroportos que oferecem um serviço de tecnologia de ponta aos seus usuários”, afirmou Hodge.
GRU é o segundo aeroporto do Brasil a oficializar esse acordo com a TSA. O primeiro foi Viracopos (Campinas), em setembro do ano passado. É previsto que ambos os aeroportos recebam os equipamentos até o primeiro semestre de 2024.
O Aeroporto de Guarulhos será um dos primeiros aeroportos de toda a América do Sul a operar com scanners corporais AIT, gerando mais uma camada de segurança para a indústria da aviação global, assegurando o transporte seguro de pessoas e do comércio.
Leia também: Guia Michelin retorna ao Brasil e revela seleção de restaurantes
Siga nosso Instagram: @balityviagens