Devido as fronteiras terem sido reabertas para voltar a receber os turistas dos países vizinhos, a Argentina viu a necessidade de montar um esquema e assim controlar o número de viajantes internacionais que circulam pelo país e a quantidade total de voos que chegam toda semana. Então no último dia 04 deu-se início a segunda etapa do cronograma, que está permitindo a chegada de 3 mil passageiros por dia.
Na primeira etapa, que ocorreu nos dias 1º, 2 e 3 deste mês, o número de viajantes por dia foi de 2,5 mil. Entretanto, na segunda fase, que irá dos dias 11 a 14 de outubro, talvez haja a entrada de até 4 mil viajantes diariamente.
Após uma reunião entre ministérios, esses limites e medidas foram estabelecidos. Lembrando que todas as regras estão de acordo com a Decisão Administrativa nº 951/2021, decisão está que permitiu que as fronteiras fossem reabertas.
“Os indicadores de saúde são os responsáveis pelo avanço nessas flexibilizações”, apontou o chefe de gabinete do governo argentino, Juan Manzur.
Mesmo após o novo calendário para a liberação da entrada de viajantes, as regras para entrar no país permanecem as mesmas, não importando se são vacinados ou não.
VISITANTES VACINADOS
Todo aquele que já for vacinado e quiser entrar na Argentina, terá de seguir as seguintes regras:
- Será preciso apresentar documento que comprove a vacinação, sendo que este precisará conter um esquema completo de vacinação
- como exemplo, todas as vacinas que foram aplicadas no Brasil, incluindo a Coronavac, estão sendo aceitas, desde que a última aplicação tenha sido pelo menos 14 dias antes de chegar em solo argentino;
- Realizar o teste antígeno assim que chegar no país ou ter um comprovante de que fez o teste PCR em no máximo 72 horas antes de embarcar no vôo;
- outra opção é realizar o teste PCR assim que chegar no território argentino, ou em até cinco ou sete dias após a chegar a Argentina.
VISITANTES NÃO VACINADOS
Os visitantes que ainda não estiverem imunizados (mesmo os menores de idade) poderão entrar no país sem nenhum problema, entretanto, deverão seguir outras regras:
- será necessário apresentar teste negativo de PCR o qual deverá ser feito com no máximo 72 horas de antecedência antes do embarque do voo para a Argentina;
- assim que chegar ao aeroporto da Argentina, deverá ser feito um teste antígeno;
- ficar em quarentena por 7 dias, entretanto, também será necessário realizar o teste PCR assim que acabar este período de isolamento.
Assim que 50% da população for completamente imunizada, o teste antígeno deixará de ser realizado durante a admissão ( exceto é claro para os que ainda não forem vacinados), além do PCR feito nos dias cinco e sete. Estas medidas estão sendo adotadas para a diminuição das internações e óbitos.
Leia também: Chile reduz quarentena a até 2 dias para turistas estrangeiros
Siga nosso Instagram: @balityviagens