Durante o primeiro trimestre de 2023, houve um total de 20.8791 reclamações em relação às empresas aéreas no Consumidor.gov.br, as quais transportaram 27.429.136 passageiros pagos no período. Isso significa o registro de 76,12 reclamações a cada 100 mil passageiros, ou seja, é uma queda de 55,1% em comparação ao mesmo período do ano anterior. O número absoluto de reclamações (sem ponderação pelo número de passageiros) diminuiu em 45,3%.
Segundo a mais recente pesquisa divulgada pela Anac, a empresa que obteve o menor índice de reclamações no 1º trimestre de 2023 (54,78 queixas a cada 100 mil viajantes) foi a Azul, além do melhor desempenho na solução de imprevistos : o maior índice de solução de queixas (91,30%) e os maiores números no índice de satisfação dos consumidores em relação ao atendimento recebido (4,24 em uma escala de 1 a 5).
Veja agora o desempenho das principais aéreas nacionais e internacionais que mais transportaram passageiros no trimestre
Solução de Problemas
No que diz respeito ao desempenho no tratamento das reclamações, as empresas aéreas registraram no trimestre um índice de solução de 80,93%, um aumento de 14,78% em comparação ao que foi apurado no mesmo período de 2022.
A nota média de satisfação com o atendimento das aéreas foi de 3,53, levando em consideração uma escala de 1 a 5, sendo um aumento de 27,9% em relação ao do apurado no mesmo período do ano anterior. Sendo assim, o tempo médio de resposta às reclamações foi de 4,94 dias, sendo 20,96% abaixo do apurado no 1º trimestre do ano passado.
É perceptível que as empresas nacionais apresentaram melhores índices de solução e de satisfação.
Temas Reclamados
Os temas que mais geram reclamações pelos consumidores no trimestre dizem respeito a alteração pelo passageiro (15,52%),a alteração pela empresa aérea (18,73%) e reembolso (24,65%).
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