Conforme as notícias que têm circulado, o Lufthansa Group chegou a um acordo, neste dia 25 de maio, com o Ministério italiano da Economia e Finanças (MEF) a fim de conseguir uma participação minoritária na transportadora nacional italiana ITA Airways. A Lufthansa obteve uma participação de 41% na ITA por 325 milhões de euros, por meio de um aumento de capital.
Sendo assim, a contribuição de capital beneficia diretamente a empresa. Segundo os termos do acordo, o MEF se responsabilizou por um aumento de capital de 250 milhões de euros na ITA. Além disso, o MEF e a Lufthansa estão de acordo em opções que vão permitir uma possível aquisição das ações remanescentes pela Lufthansa em uma data futura. O preço da compra das ações remanescentes vai se basear no desempenho de negócios da ITA Airways.
Assim, a finalização contratual do acordo vai ser finalizada em breve. A aquisição da participação minoritária da empresa se encontra sujeita à aprovação das autoridades competentes. Depois da finalização desta transação, o esperado é que a ITA Airways e o Lufthansa Group deem início a sua cooperação em um nível comercial e operacional. Como uma companhia aérea de rede, a ITA vai trabalhar estreitamente com o grupo para aproveitar os benefícios de suas sinergias.
A ITA Airways vai se tornar a quinta operadora de rede no sistema multimarcas e multi hub do grupo. A Itália representa atualmente o mercado mais relevante fora dos países sede das companhias e dos EUA. A Itália consta como a terceira maior economia da Europa em termos de produto interno bruto, com uma economia forte, focada na exportação. Esta é apenas uma dentre muitas razões que fazem das viagens de negócios para a Itália serem importantes. Para os viajantes, o país mediterrâneo é um dos destinos mais populares do mundo quando o assunto é lazer.
O CEO do Grupo Lufthansa, Carsten Spohr, disse: “O acordo de hoje levará a uma situação vantajosa para a Itália, a ITA Airways e o Lufthansa Group. E é uma boa notícia para os consumidores italianos e para a Europa, porque uma ITA mais forte fortalecerá a concorrência no mercado italiano. Como uma empresa jovem com uma frota moderna e com seu hub eficiente e em expansão em Roma, a ITA se encaixa perfeitamente no grupo. Em Milão, a ITA atende a uma forte área de captação que também oferece potencial de crescimento. Como parte da família Lufthansa Group, a ITA pode se tornar uma companhia aérea sustentável e lucrativa, conectando a Itália com a Europa e o mundo. Ao mesmo tempo, esse investimento nos permitirá continuar crescendo em um dos nossos mercados mais importantes”.
Fazendo parte do Lufthansa Group, a ITA seguirá sendo uma companhia aérea autônoma, com a sua própria administração e identidade de marca – de acordo com a estratégia multi-hub e multi-marca do grupo. No entanto, a empresa aérea italiana vai se beneficiar das sinergias do grupo, tais como acesso à rede de parceiros, gerenciamento central de receita e a utilização dos canais globais de vendas e marketing.
Para assegurar que o crescimento da ITA seja sustentável, o Lufthansa Group planeja estender o transporte intermodal para o tráfego dentro da Itália.Pensando nisso, o grupo assinou um Memorando de Entendimento com a empresa ferroviária estatal italiana Ferrovie dello Stato Italiane S.p.A. no mês de fevereiro. O intuito desta parceria é transportar cada vez mais turistas na Itália com conexões ferroviárias de e para suas respectivas conexões aéreas em diversos aeroportos italianos.
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