O governo de Portugal anunciou no último dia 29 um plano para suspender as medidas de restrição no combate à covid-19. O projeto conta com três etapas que vão desde o fim do toque de recolher noturno até o fim da obrigatoriedade do uso de máscaras.
Essas novas medidas irão começar a valer a partir do dia primeiro de agosto, domingo. A partir desta data, às 23h no horário local, o toque de recolher não estará mais valendo e as restrições referentes ao horário de funcionamento de restaurantes, lojas e outros estabelecimentos também serão suspensas, segundo informou o primeiro-ministro de Portugal, Antonio Costa.
Todas essas medidas que estão afixadas e as que ainda serão implementadas posteriormente estão baseadas, segundo informa o governo do país, na evolução do plano de vacinação nacional de Portugal. Aproximadamente metade dos portugueses já está totalmente imunizada e todos os que são maiores de 18 anos já podem agendar a data de se imunizar.
Além disso, nas próximas semanas outras restrições devem ir sendo suspensas de forma gradual.
Depois que o toque de recolher for efetivamente suspenso, começa então a segunda fase dessas flexibilizações. Nessa segunda fase, que irá se iniciar em setembro, irá acabar a obrigatoriedade do uso de máscaras em áreas abertas ao ar livre, entretanto, ela ainda será obrigatória em locais com aglomerações. Já nos ambientes fechados, o uso de máscaras continuará sendo obrigatório.
Casas noturnas e bares, que continuam fechados desde março do ano passado, poderão voltar às suas atividades no mês seguinte, entretanto, será necessário apresentar o certificado digital da União Europeia ou um teste negativo para Corona vírus para liberar a entrada.
Leia também: Six Flags Texas terá como atração montanha-russa com maior mergulho do mundo em 2022
Siga nosso Instagram: @balityviagens