Desde a última terça-feira (6), as atividades não essenciais em Fernando de Noronha começaram a ser ampliadas. Quem oficializou o anúncio foi o governo de Pernambuco e entre as principais alterações estão o aumento no horário de funcionamento dos bares e restaurantes, das 22h para meia-noite, e a liberação de shows musicais em horários que forem pré-estabelecidos. Estava proibida a música ao vivo em bares e restaurantes justamente para evitar e impedir aglomerações.
A portaria 27/2021 da ATDEFN informa que a música ao vivo apenas com voz e violão volta a ser permitida nos horários de 12h e 14h e também entre 17h e 21h. Outros instrumentos estão proibidos, bem como caixas de som com potência alta.
Essa flexibilização das medidas foi possível levando em conta que a ilha está bem avançada no processo de imunização, com 99% da população adulta vacinada com a primeira dose e 20% já tendo tomado as duas doses. O que se espera é que, até o fim de julho, 49% dos adultos já tenham tomado as duas doses da vacina contra a covid-19.
“Esse é um momento feliz para todos da comunidade. O que vivemos hoje é resultado de um esforço de todos, desde que a pandemia teve início. Foi preciso tomar medidas bem rígidas de restrições econômicas, entretanto, população entendeu e seguiu colaborando em todas as decisões. Somos o local com maior texa de vacinados do Estado e, portanto, conseguimos ter uma flexibilização bem maior e mais ampla do que o que vem acontecendo no continente”, diz o administrador de Fernando de Noronha, Guilherme Rocha. “De maneira gradual, continuaremos fazendo todo o possível para que as atividades restritas sejam liberadas em breve. Lembrando que nossa preocupação sempre será garantir a segurança dos moradores, trabalhadores e visitantes da ilha”, finaliza ele.
EVENTOS
Seguindo o plano de convivência do Governo do Estado, os eventos sociais e corporativos podem sim acontecer, mas com a capacidade limitada. Para os eventos sociais, até 50 pessoas ou então 30% da capacidade do lugar, o que for menor, e sem música ao vivo. Já para os eventos corporativos, até 100 pessoas ou 30% da capacidade do local podem participar, mas também sem a música ao vivo.
“Noronha segue um protocolo diferente. A população adulta já conta com 99% de imunizados com a primeira dose, e todos os turistas que chegam à ilha estão com resultados negativos no exame PCR. Ficamos muito contentes com a flexibilização, o que vai propiciar uma melhora na economia do local, e irá provocar um bom aumento na hora de procurar pelo destino, já que os viajantes buscam sempre destinos seguros.”, comenta o secretário de Turismo e Lazer de Pernambuco, Rodrigo Novaes.
Entretanto, é bom lembrar que festas e shows continuam não sendo permitidos na ilha. Além disso, continua proibido o funcionamento das atividades não essenciais no horário que fica entre meia-noite e 5h.
Leia também: Testes para viajantes vacinados começam na British Airways e Heathrow
Siga nosso Instagram: @balityviagens