Conforme mostrado pelo mais novo Barômetro do Turismo Mundial da OMT, o turismo internacional se recuperou fortemente nos cinco primeiros meses desse ano, com aproximadamente 250 milhões de chegadas registradas internacionalmente, comparando-se às 77 milhões de chegadas de janeiro a maio de 2021, demonstrando que o setor recuperou pouco mais de 46% dos níveis pré-pandemia.
Secretário Geral da OMT, Zurab Pololikashvili, diz que a recuperação do turismo ganhou ritmo ao redor do mundo, com o enfrentamento dos desafios impostos. De outro lado, ele aconselhou cautela por conta da situação econômica contrária e os desafios geopolíticos, podendo afetar o setor no restante do ano.
LIDERANÇA DE EUROPA E AMÉRICA NO TURISMO INTERNACIONAL
Foram mais de quatro vezes mais chegadas do que partidas internacionais, nos primeiros cinco meses desse ano, representando um aumento de mais de 350%, o que foi impulsionado pela forte demanda intrarregional e a retirada de restrições em um número maior de países. Abril foi o mês com maior crescimento registrado, de 458%, período de movimento de páscoa. Já, nas américas, houve o dobro de chegadas do que partidas, com um acréscimo de 112%. Contudo, essa forte recuperação também reflete os resultados fracos de 2021, sendo que as chegadas permanecem 36% 3 40% abaixo dos níveis pré-pandemia, nas regiões respectivamente.
Tal padrão pode ser verificado em algumas regiões, como o crescimento no Oriente Médio, de 157% e na África com 156%, porém, abaixo em relação aos níveis de 2019 em 54% e 50% respectivamente. A Ásia e o Pacífico quase dobraram as chegadas, chegando a 94%, abaixo em 90% nos níveis de 2019. Algumas fronteiras ainda estão fechadas para viagens não essenciais, por isso os resultados podem ser creditados ao afrouxamento das regras.
As sub-regiões, quando analisadas isoladamente, recuperaram entre 70% e 80% dos níveis pré-pandemia, onde despontam o Caribe e a América Central, seguidos pelo sul do mediterrâneo, oeste e norte da Europa, valendo dizer que muitos destinos superaram os níveis de 2019 como Ilhas Virgens Americanas, St. Marteen, República da Moldávia, Albânia, Honduras e Porto Rico.
Leia também: Não há informações oficiais sobre visto físico, segundo a Embaixada do México
Siga nosso Instagram: @balityviagens