Em continuidade à abertura, gradual, de suas fronteiras, o governo argentino vai permitir, a partir de novembro, que brasileiros que tenham a vacinação completa, contra COVID-19, apresente apenas um exame de PCR, negativo, feito em até 72 horas antes do embarque. Com a diminuição das restrições, um dos destino turísticos mais procurados na Argentina, Bariloche, tem a expectativa de recebimento de estrangeiros dos países próximos, principalmente brasileiros, que são o maior número de turistas na cidade.
Bariloche continua com procedimentos e políticas que incrementam os cuidados sanitários, mesmo com a abertura gradual das fronteiras, como uso obrigatório de máscara e de álcool gel. Há eventos previstos, como as festas do sorvete e do chocolate, competições esportivas e a comemoração do natal. Contudo, há, também, a visitação em atrações naturais.
Estão previstas medidas, como quarentena de 10 a 20 dias, aviso à tripulação em caso de sintomas, isolamento de passageiros e tripulantes e tratamento à bordo. O tempo de quarentena varia de acordo com o número de infectados.
Ainda não houve autorização de cruzeiros para a Argentina e Uruguai, sendo permitidos somente cruzeiros pela costa brasileira. O setor ainda aguarda essa autorização.
O órgão de turismo da cidade, Emprotur, fez uma lista com os pontos considerados principais para quem pretende visitá-la no verão, possuindo atividades para a família, ao ar livre, culinária e a prática de esportes. A cidade também é refúgio para quem quer descansar ou praticar um turismo mais radical, com aventuras nos diversos pontos. Segundo o secretário de Turismo de Bariloche, Gastón Burlon, todas as opções se combinam tendo em vista uma oferta grande de hotéis, que são de primeiro nível, até cabanas.
Os eventos esportivos terão início em novembro, tendo em seu calendário opções para quem ama mountain bike, cross country e trekking. Uma época em que se pode curtir a cidade, é durante o natal, iniciando-se em 08 de dezembro e se encerrando em 06 de janeiro. Há comemorações por toda a cidade, inclusive com decorações nos vários pontos turísticos da cidade.
LAGO NAHUEL HUAPI E SEUS PASSEIOS
Há opções de se utilizar de catamarãs, as quais realizam, diariamente, excursões ao Bosque de Arrayanes, Porto Blest e à Ilha Victoria, atravessando o lago Nahuel Huapi, sendo passeio bem tradicional da região. O Bosque pode ser visitado, onde possui inúmeras espécies de arrayanes milenárias. Pode-se navegar pelo Porto, ou, alternativamente, pelo Lago Frias, chegando ao Chile, no Puerto Varas. A Ilha Victoria oferece opções de visita às pinturas rupestres, uma praia de areia vulcânica e caminhadas.
RAFTING
Há opção da prática, onde se passa por bosques e vale na Cordilheira dos Andes, descendo pelos rios da região. É um bom passei para a família e amigos.
CANOPY
A mais procurada, tem o intuito de se mudar o olhar relativo à natureza, observando-se copas de árvores gigantes, por exemplo. Também, há a possibilidade de se sobrevoar o bosque, tendo uma visão mais abrangente.
MERGULHO
É possível ir além dos bosques e montanhas da região, se mergulhando nos lagos profundos para se conhecer as belezas subaquáticas. Há um centro de mergulho, chamado Buceo, onde é oferecido o passeio, sendo acompanhado por instrutor e concedido o equipamento de mergulho.
ROTA DA CERVEJA
Pode-se conhecer a indústria cervejeira da região, sendo que Bariloche possui pouco mais de 30 fábricas de cerveja artesanal, exportando o produto para o mundo. Nessa visita, há uma proposição de harmonização entre pratos culinários e cerveja. Existem horários para happy hour, com diversas promoções para grupos.
CAMINHADAS
Na região existe muitos circuitos de trekking e a oferta de cabanas nas montanhas, como se fosse refúgios, sendo os mais completos do país. A caminhada é uma das atividades mais procuradas e não possui custo algum, sendo muito apreciado pelos turistas. Existem serviços de hotelaria em pernoite e culinária quando se decide caminhar pela Cordilheira dos Andes e apreciar suas paisagens.
CERRO OTTO
Passei bem tradicional, apresenta a opção de se subir até o cume da montanha, por teleférico, e apreciar as bebidas e comidas da confeitaria giratória. No verão, a visibilidade da cidade é maior, sendo uma paisagem bem fascinante, com os tons da temporada.
CERRO CATEDRAL
Considerado um dos lugares de maior entretenimento natural, pode ser visitado com todos os tipos de pessoas, famílias e crianças. Possui restaurantes com a gastronomia local, trilhas para caminhadas, trekking, alguns jogos, circuitos de mountain bike e atividades mais radicais. Quando no verão, é possível se conhecer o outro lado do maior centro de esqui da América do Sul.
PRAIAS
As praias mais frequentadas são Playa Bonita, Bahia, Munoz, Melipal e Bahia Lopez, oferecendo um refúgio do calor, com águas transparentes e fundos turquesa, sempre cercadas da paisagem de bosques e montanhas.
Leia também: Brasileiro à trabalho tem entrada liberada na Itália. Turistas ainda não.
Siga nosso Instagram: @balityviagens