O Reino Unido é um dos locais do mundo que mais estão avançados com a vacinação geral da população. Sua reabertura econômica já está planejada e tem data definida: a partir de 12 de abril.
A partir dessa data, locais como pubs e restaurantes finalmente poderão reabrir as portas e continuar seu atendimento, porém apenas ao ar livre.
Após o dia 17 de maio essa liberação se estende para restaurantes com atendimento em locais internos, bem como cinemas e outros estabelecimentos poderão voltar a funcionar.
Os eventos com público poderão retornar também nessa data, porém, com lotação máxima de até 30 pessoas, a fim de minimizar os riscos de contágio.
O objetivo geral é que no máximo em 21 de junho a vida normal dos habitantes do Reino Unido esteja mais próxima do que era antes da pandemia.
Apesar de tudo estar caminhando para uma possível “volta ao normal”, Boris Johnson, o primeiro ministro, revela ainda não saber quando as viagens internacionais estarão definitivamente liberadas e permitidas.
Segundo ele, possivelmente isso ocorrerá em maio, mas é preciso mais estudos a respeito e a resposta final virá em breve. No entanto, tudo aponta para uma liberação no verão entre países com políticas parecidas com o Reino Unido em termos de cuidado e vacinação.
Reino Unido faz teste em massa
O país está fazendo testagem em massa na população, a fim de maximizar os processos de vacinação, que aliás, encontram-se bastante adiantados.
Mais de 5 milhões de pessoas já foram vacinadas, enquanto que as hospitalizações já reduziram em 80%.
O primeiro ministro britânico ainda disse que os estabelecimentos não irão exigir nenhum tipo de certificado de vacinação, mas haverá testagem em massa.
Esses testes devem ainda durar um bom tempo no Reino Unido além de medidas protetivas como uso de máscaras em certos ambientes, para a proteção da população.
Leia também: Rio de Janeiro volta a reabrir a partir de 9 de abril
Siga nosso Instagram: @balityviagens