No último dia 20 de maio deste ano muita coisa mudou nos céus de São Paulo. O Projeto TMA SP-Neo começou finalmente, o que representa a reestruturação total da Área de Controle do terminal São Paulo.
O dia é considerado histórico para a FAB, o DECEA, e para o Centro Regional de Controle do Espaço Aéreo Sudeste.
O novo projeto integra o Programa Sirius Brasil e tem como objetivo desenvolver estratégias de evolução do Sistema de Gerenciamento de Tráfego Aéreo para balancear os setores do Terminal São Paulo. Isso irá influenciar positivamente no aumento da capacidade do fluxo aéreo.
Segundo o Brigadeiro Miguel, chefe do Subdepartamento de Operações do DECEA, o projeto permite que se reduza a necessidade de esperas para as aeronaves, fazendo com que o piloto ganhe tempo. Isso reflete no fluxo de aeronaves, que fica bastante otimizado.
Voo de estreia do projeto
Começando com o voo da Azul Linhas Aéreas para o Aeroporto de Guarulhos, utilizando o Point Merge System, um método que tem como objetivo permitir um sequenciamento inteligente de aeronaves que estão em descida para pousar, principalmente nos momentos de alto tráfego.
O Aeroporto de Guarulhos é o maior do país em relação a volume de aeronaves trafegando, contando com mais de 24 mil voos ao mês.
Como funciona o sistema?
Existem dois arcos separados em 1000 pés, por onde as aeronaves entram. Assim que estão no momento adequado para tal, elas seguem para o Point Merge ou o ponto de convergência. Após isso, elas descem para o pouso. Esse método já se encontra em utilização por diversos países do mundo e funcionará para todos os voos na Terminal São Paulo.
Outros terminais que receberam modificações
As mudanças chegaram para outros locais, como por exemplo:
- TMA Rio de Janeiro;
- Pirassununga;
- Curitiba;
- Porto Alegre;
- Florianópolis.
Essas localidades receberam atualizações para conseguirem atender a nova circulação em São Paulo.
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