Situado nas montanhas de Minas Gerais, este município da região do Triângulo poderia parecer semelhante a tantas outras cidades mineiras. No entanto, a realidade é que Araxá deve sua existência às águas.
A exploração de seu território teve início por volta do século XVII, quando buscas por ouro estavam em pleno curso, mas foi somente por volta de 1800 que os poderes medicinais dessas águas se tornaram amplamente conhecidos, impulsionando o desenvolvimento de Araxá.
Mas falar desta cidade de Minas Gerais é falar do Grande Hotel Termas de Araxá. Com 79 anos de existência, a propriedade, tombada como Patrimônio Histórico de Minas Gerais, preserva objetos da década de 1940 que jamais serão substituídos.
História do Grande Hotel Termas de Araxá
A construção do Grande Hotel Termas de Araxá se iniciou em 1938 e o hotel foi inaugurado em 1944, dois anos após a abertura das termas. Todo o complexo foi construído dentro de uma área verde de 400 mil metros quadrados, sendo 33 mil metros quadrados de área construída como hotel e 16 mil metros quadrados de área construída nas termas. Fica nítida a magnitude e ousadia do projeto.
O empreendimento possui salões que já receberam Carmen Miranda e podem acomodar até 600 pessoas.
O Grande Hotel Termas de Araxá foi o primeiro cassino do Brasil, palco de carnavais e réveillons históricos. As águas curativas de suas termas marcaram gerações e, hoje, mais do que nunca, o Grande Hotel é fonte de cura e autoconhecimento, proporcionando uma jornada completa de saúde e bem-estar.
Atrações do Termas de Araxá
Quem visita o Grande Hotel Termas de Araxá tem à disposição uma programação que mistura cultura, arquitetura, gastronomia, bem-estar e águas termais. Para conhecer as atividades, o hotel oferece tours guiados onde os hóspedes se deparam com itens históricos: fontes de águas sulfurosa e radioativa, degustação de queijos, doces regionais e drinques autorais.
Além disso, a equipe de recreação oferece às famílias, atividades ao ar livre, com uma proposta lúdica que envolve o plantio de árvores, pinturas na beira do lago e acampamento.
Conheça algumas das atrações do Hotel:
Labirinto de Velas (Jornada do Ser)
Cercada por dezenas de velas, a mandala de oito pontas das Termas, que representa a roda da iluminação, se converte em um percurso que as pessoas percorrem rumo ao seu interior.
Acompanhados pelos mantras que ecoam no momento, aqueles que participam do labirinto de velas são convidados a respirar profundamente, recarregar suas energias e dar forma ao próprio nome, estabelecendo uma ligação entre seu passado, presente e futuro, e assim, elevando sua autoconsciência.
Águas Termais
É quase impossível separar a história das águas, termas e cidade. A verdade é que, se não fossem as águas, Araxá não seria Araxá e as Termas não existiriam. Mas esse poder ficou oculto por muito tempo, sendo descoberto somente por volta de 1800.
Todas as jornadas incluem:
CIRCUITO DAS ÁGUAS
- Caminhada até as fontes termais Andrade Júnior e Dona Beja
- Ingestão das águas sulfurosas de propriedades medicinais
- Respiração guiada com inspiração de íons negativos da água radioativa
- Alongamento Tai Chi Chuan
TERAPIAS NAS TERMAS
- Massagens
- Banhos
- Ducha escocesa
- Saunas
Durante o famtour de dois dias, promovido pelo Grande Hotel Termas de Araxá para celebrar a nova rota direta da Azul, os convidados puderam conhecer todas essas estruturas das águas termais, acompanhados por um médico termalista, e desfrutar dos tratamentos. O tour está incluso na programação do hotel para os hóspedes.
“Esse é um novo momento para o Grande Hotel, que reabriu as portas com serviços de alto padrão, em um dos destinos mais icônicos de Minas Gerais.” Fernanda Zatar Bicalho, relações institucionais do Grande Hotel Termas de Araxá
Em comemoração aos 80 anos que o hotel fará em 2024, “diversos eventos serão realizados” – acrescenta Fernanda.
Leia também: Emissão de vistos norte-americanos para brasileiros bate recorde em agosto
Siga nosso Instagram: @balityviagens