A emissão de vistos norte-americanos para cidadãos brasileiros atingiu um nível histórico em agosto deste ano, com um total de 125,7 mil vistos emitidos. Este é o maior número registrado em um único mês desde que os registros começaram em 2017.
Essa estatística representa um aumento de 18,5% em comparação com julho e um crescimento notável de 62,3% em relação a agosto de 2022, conforme revelado por uma análise realizada pelo escritório de advocacia especializado em imigração, AG Immigration, com base em informações fornecidas pelo Departamento de Estado dos Estados Unidos.
“Temos visto um movimento muito forte de ida aos EUA, seja de maneira temporária ou permanente. A tendência, pelo que observamos, é que essa demanda continuará forte em 2024, uma vez que as filas para emissão do visto de turismo, que é o mais popular, estão diminuindo gradativamente”, diz o CEO da AG Immigration, Rodrigo Costa.
No mês de agosto, o Brasil ocupou a segunda posição no ranking dos países que mais receberam vistos americanos, superando a Índia, que teve 101 mil autorizações concedidas. No topo da lista, como é habitual, ficou o México, com 197 mil vistos emitidos. A China (50,1 mil) e a Colômbia (42,3 mil) completaram as cinco principais posições.
No período de janeiro a agosto de 2023, os Estados Unidos já emitiram um total de 778,8 mil vistos para cidadãos brasileiros, um número praticamente equivalente às 815 mil emissões registradas durante todo o ano de 2022.
Vistos norte-americanos mais emitidos para os brasileiros
Em agosto de 2023, dos vistos emitidos para cidadãos brasileiros, 96% (equivalente a 120 mil) foram para vistos de turismo (B1/B2). Essa categoria foi seguida pelo visto J-1, destinado a intercâmbio, com 797 autorizações concedidas no mês, e pelo visto F-1, destinado a estudantes, com 648 autorizações. O CEO da AG Immigration, com sede em Washington, D.C., observou que o Brasil agora está entre os dez principais países que enviam estudantes para universidades nos Estados Unidos, o que reflete a tendência de “fuga de cérebros” nos últimos anos.
Quanto aos vistos de imigração, que concedem residência permanente nos EUA (conhecidos como “green cards”), os mais emitidos em agosto foram o IR-5, que se destina a pais estrangeiros de cidadãos americanos, com 93 autorizações, seguido pelo EB-2, destinado a profissionais com habilidades acima da média, com 82 autorizações, e pelo IR-1, voltado para cônjuges de cidadãos americanos, com 49 autorizações.
No acumulado dos primeiros oito meses de 2023, foram emitidos 778,8 mil vistos para brasileiros, um número praticamente igual às 815 mil emissões registradas durante todo o ano de 2022. Se a média de 97,3 mil autorizações continuar até dezembro, o ano poderá encerrar com um recorde de 1,16 milhão de vistos concedidos a brasileiros, o maior número da história.
A Embaixada dos EUA prevê 1,2 milhão de emissões em 2023, o que é bastante possível considerando o aumento constante nas autorizações mês a mês. O ano fiscal de 2014 foi o que registrou o maior número de emissões para brasileiros, com 1,088 milhão de vistos, uma média de 90,6 mil por mês.
Leia também: Conheça o Grande Hotel Termas de Araxá (MG): uma experiência de luxo, conforto e história
Siga nosso Instagram: @balityviagens