O tráfego de passageiros na América Latina quase irá duplicar nos próximos 20 anos, segundo a Airbus.
O último Airbus Global Market Forecast (GMF) fez esta previsão para o mercado mexicano, mas a expectativa é que as taxas de viagem per capita de outros quatro países da região, incluindo o Brasil mais que dobrarão no período.
Em termos gerais, está previsto um aumento de 2,2% no tráfego aéreo ao longo das próximas duas décadas. Esse crescimento exigirá a incorporação de 2.390 novas aeronaves, incluindo aeronaves de passageiros e de carga. Desse total, 190 serão aeronaves de fuselagem larga (widebodies), enquanto as 2.200 restantes serão aeronaves de fuselagem estreita (narrowbodies).
Esses números representam uma parcela significativa, correspondendo a 92% das novas entregas de aeronaves na América Latina. Esse cenário sinaliza uma predominância de aeronaves de corredor única no mercado da região, conforme observado pelo fabricante europeu.
A crescente inclinação em direção à aviação é impulsionada por previsões de crescimento da classe média na América Latina e no Caribe, estimando um aumento de 400 milhões para 490 milhões de pessoas até 2042. Esse grupo representará 67% da população regional. Além disso, a expansão significativa das companhias aéreas de baixo custo tornou as viagens aéreas mais acessíveis, correspondendo a 50% do total de assentos disponíveis em voos domésticos na região.
Ademais, é projetado que o fluxo de carga de, para e dentro da América Latina quase dobrará até 2042, conforme as previsões de origem e destino (O&D).
A quantidade de aeronaves em operação na América Latina está prevista para quase dobrar, passando de 1.440 atualmente para 2.630 ao longo dos próximos vinte anos. Dentre essas, 240 aeronaves serão mantidas, 1.200 serão designadas para substituir modelos menos eficientes em termos de consumo de combustível, e 1.190 aeronaves irão atender ao crescimento da demanda.
Leia também: Luxury Travel Intelligence divulga 12 melhores marcas de hotéis de luxo do mundo
Siga nosso Instagram: @balityviagens