Visando enfrentar o persistente aumento de interrupções em voos, que permanecem 300% acima das médias históricas, a Amadeus encomendou um novo estudo. Os resultados indicam que 64% das companhias aéreas estão investindo em novas tecnologias para melhorar atrasos e cancelamentos.
A pesquisa, conduzida com executivos sêniores de companhias aéreas e aeroportos, revela que a maioria espera que os níveis de interrupções, incluindo cancelamentos e atrasos de voos, permaneçam elevados. Cerca de 52% dos entrevistados relataram que suas organizações enfrentam mais interrupções em comparação com 2019, enquanto um terço indicou uma redução.
Veja mais sobre a tecnologia para melhorar atrasos e cancelamentos
O impulso para o investimento em tecnologia foi impulsionado principalmente pela vontade de “melhorar a imagem pública” (70%), superando a intenção de “reduzir custos” (34%). A “melhoria da experiência do passageiro” também se destacou, registrando 66%.
Apesar de a tecnologia ser uma aliada para as companhias aéreas, nos aeroportos ela apresenta desafios. Líderes aeroportuários apontam a “falta de tecnologia comum que una as partes interessadas” como principal obstáculo (50%) ao lidar com interrupções. Todos os aeroportos pesquisados confirmaram planos de investir em tecnologia em seus Centros de Controle Operacional para melhor gerenciar interrupções, sendo que um quarto pretende fazer isso nos próximos 12 meses.
Holger Mattig, SVP Product Management da Amadeus Airport & Airline Operations, destacou a complexidade do problema das interrupções e a necessidade de colaboração entre companhias aéreas, aeroportos e outros. Ele ressaltou a determinação no setor para superar desafios históricos e adotar uma abordagem mais unificada e centrada no viajante, facilitada pela tecnologia compartilhada.
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