A empresa espanhola Aena anunciou hoje de manhã (25) seu plano de investir R$ 2 bilhões na expansão e modernização do Aeroporto de Congonhas. O objetivo é dobrar a capacidade atual do terminal de passageiros. Este investimento faz parte de um pacote de melhorias de mais de R$ 4,5 bilhões em todos os aeroportos adquiridos na sétima rodada de concessões, o bloco SP/MS/PA/MG.
Além da ampliação do terminal, o projeto inclui a construção de um novo pátio de aeronaves de 215 mil metros quadrados e 19 pontes de embarque, bem como 20 mil metros quadrados destinados a espaços comerciais, como lojas, restaurantes e salas VIP, incluindo uma área empresarial para escritórios.
O diretor-presidente da Aena Brasil, Santiago Yus, afirmou: “Com essas melhorias, o Aeroporto de Congonhas será mais seguro, confortável e ambientalmente amigável. A Aena está comprometida em transformar Congonhas no aeroporto que São Paulo merece, e isso será um esforço conjunto, com o apoio do Ministério de Portos e Aeroportos, da Anac, da Secretaria de Aviação Civil, da prefeitura e do Governo do Estado”.
A modernização também envolve a substituição de equipamentos e o aumento da sustentabilidade do aeroporto. As obras de ampliação começarão ainda este ano, com previsão de conclusão para junho de 2028.
No que diz respeito ao embarque e desembarque, o terminal contará com um novo salão de check-in com 72 posições amplas e acessíveis, podendo chegar a 108, além de um novo píer com 36 metros de largura e 330 metros de comprimento. Serão instaladas 19 novas pontes de embarque, substituindo as 12 atuais, garantindo 70% ou mais de embarques diretos para as aeronaves. Além disso, haverá dez portões de embarque remoto, aproveitando o hangar tombado, 13 leitores automáticos de cartão de embarque e aumento de dez para até 17 canais de inspeção. O projeto também prevê portões de embarque reversíveis, para acomodar voos internacionais conforme a demanda das companhias aéreas.
No desembarque, os passageiros também terão mais conforto, com a instalação de um novo sistema de processamento de bagagens, mais rápido e inteligente, com dez carrosséis (em comparação com os três atuais), além do aumento de cinco para sete esteiras de restituição de bagagens, totalizando 228 metros de extensão.
A coletiva de imprensa contou com a presença do Ministro de Portos e Aeroportos, do Governador do Estado de São Paulo, do Secretário de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo, do Secretário de Urbanismo da cidade de São Paulo, da Secretária de Cultura do Estado de São Paulo e outras autoridades.
Leia também: TripAdvisor dá destaque aos 25 melhores destinos do mundo em 2024, confira a lista
Siga nosso Instagram: @balityviagens