O codeshare entre Azul e Gol vai acontecer. Este será um acordo de cooperação comercial que conectará suas malhas aéreas no Brasil por meio de um compartilhamento de voos. A parceria incluirá apenas as rotas domésticas exclusivas, ou seja, aquelas operadas por apenas uma das duas empresas. As rotas que são operadas por ambas as companhias não serão incluídas no codeshare.
“O acordo também envolve os programas de fidelidade, permitindo que membros do Azul Fidelidade e do Smiles acumulem pontos ou milhas no programa de sua escolha ao comprar os trechos inclusos no codeshare”, informaram as empresas em um comunicado conjunto. O início do acordo está previsto para o final de junho, segundo as companhias.
“Este acordo trará enormes benefícios para nossos clientes. Ambas as companhias têm uma história de desenvolvimento da aviação no Brasil, com foco na excelência no atendimento ao cliente. Com a malha altamente conectada da Azul, que atende a maioria das cidades no Brasil, e a forte presença da Gol nos principais mercados brasileiros, nossas ofertas complementares vão oferecer aos clientes a mais ampla gama de opções de viagem”, afirmou Abhi Shah, presidente da Azul.
“A Gol e a Azul sempre estiveram comprometidas em expandir o mercado de aviação brasileiro. Este acordo de codeshare proporcionará aos clientes ainda mais opções para viajar pelo nosso país. A Gol já oferece mais de 60 acordos comerciais diferentes com muitas companhias aéreas parceiras globais, e estamos ansiosos para expandir esse benefício dentro do Brasil também”, disse Celso Ferrer, CEO da Gol.
A Azul e a Gol operam cerca de 1.500 decolagens diárias. O acordo criará mais de 2.700 oportunidades de viagens com apenas uma conexão, de acordo com o anúncio das empresas.
Como funcionará o codeshare entre Azul e Gol
- Pontos: Os pontos e milhas referentes aos trechos do codeshare comprados nos canais digitais da outra companhia aérea – por exemplo, um voo da Gol comprado no site da Azul – poderão ser acumulados no Azul Fidelidade ou no Smiles, conforme a escolha do cliente. Isso é válido tanto para voos com conexão quanto para trechos avulsos.
- Check-in: O check-in deverá ser feito nos canais digitais ou presencialmente nos balcões nos aeroportos da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho no caso de voos com conexão, independentemente da companhia que vendeu a passagem. Para voos com conexão, o cliente receberá todos os cartões de embarque da viagem no check-in.
- Bagagem: O despacho de bagagens segue a mesma regra do check-in, devendo ser realizado com a companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho, sendo as bagagens entregues no destino final, independentemente de conexão com a outra companhia.
- Mudanças: Remarcações e cancelamentos das reservas devem ser tratados com a companhia que vendeu a passagem.
- Mais regras: Facilidades adicionais e itens opcionais, como assentos especiais e bagagens despachadas, além de benefícios de programas de fidelidade e transporte de cargas, mantêm-se sob as regras pré-determinadas por cada companhia e devem ser observadas pelos clientes.
Resumo dos Benefícios do Codeshare
- Pontos e Milhas: Os clientes podem acumular pontos no programa de sua escolha (Azul Fidelidade ou Smiles) ao comprar trechos do codeshare.
- Check-in Simplificado: Realizado nos canais da companhia aérea que opera o voo ou o primeiro trecho de voos com conexão, com emissão de todos os cartões de embarque.
- Despacho de Bagagem: Realizado com a companhia que opera o voo ou o primeiro trecho, com entrega no destino final.
- Remarcações e Cancelamentos: Devem ser realizados com a companhia que vendeu a passagem.
- Regras Adicionais: Assentos especiais, bagagens despachadas e outros benefícios seguem as regras de cada companhia aérea.
Essa colaboração entre Azul e Gol visa ampliar as opções de viagem para os clientes, integrando suas malhas aéreas de forma a oferecer uma experiência de voo mais flexível e conveniente dentro do Brasil.
Sobre a Gol
A Gol é parte do Grupo Abra. Mantém alianças com a American Airlines e a Air France-KLM, conta com uma equipe de 13,7 mil profissionais da aviação e opera uma frota padronizada de 142 aeronaves Boeing 737.
O comunicado divulgado na noite de quinta-feira, dia 23, não menciona uma potencial fusão entre as duas empresas.
Recentemente, é importante lembrar, um acordo de codeshare foi anunciado entre Azul e Latam, mas não teve longa duração. De acordo com dados da Anac, a Latam detém 40% do mercado doméstico (dados de abril), enquanto Gol e Azul possuem 30% cada.
Leia também: Embarque de Passageiros no Aeroporto de Canoas (RS)
Siga nosso Instagram: @balityviagens