A Fraport Brasil finalizou a segunda fase das obras de reabilitação do Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Com isso, as operações de pousos e decolagens serão retomadas de forma parcial a partir do dia 21 de outubro de 2024.
Operações e capacidade
A reabertura será gradual, com a pista reduzida a 1.730 metros, permitindo até 128 voos domésticos por dia, com 12 operações por hora, das 8h às 22h. O aeroporto contará com seis posições de estacionamento conectadas às pontes de embarque e uma posição remota. No primeiro dia de operações, estão previstos 71 movimentos de aeronaves, e esse número deve aumentar para 122 voos diários a partir de 1º de novembro. As companhias aéreas Azul, Gol e Latam confirmaram a retomada de suas operações, com bilhetes já à venda.
Retorno de rotas
Os voos retomados incluem destinos como Belo Horizonte, Brasília, Campinas, Guarulhos, Rio de Janeiro e São Paulo. A partir de novembro, as operações para Curitiba e várias cidades do Rio Grande do Sul, como Pelotas, Santa Maria, Santo Ângelo e Uruguaiana, também serão restabelecidas. A previsão é que a pista completa esteja pronta até 16 de dezembro, quando voos internacionais serão reiniciados. As rotas para Cidade do Panamá (Copa Airlines) retornam em dezembro, enquanto Buenos Aires (Aerolineas Argentinas), Lima e Santiago (Latam) recomeçam em janeiro de 2025, com bilhetes já à venda.
Orientações aos passageiros
Os passageiros devem realizar o check-in e o despacho de bagagens no piso 2, na área internacional, acessando o local pela porta 5. Recomenda-se a chegada com duas horas de antecedência. O embarque será pelo piso 3, utilizando os portões 113 ao 124, com o desembarque realizado na área doméstica. Os passageiros deverão seguir as instruções das companhias aéreas para horários e procedimentos de check-in e embarque.
Infraestrutura do aeroporto
Todos os quatro estacionamentos estarão funcionando, assim como as locadoras de veículos e 70% das operações comerciais do aeroporto. A sala de embarque contará com novos cessionários, incluindo um quiosque da Fini e a sala VIP da W/Premium.
Segunda fase das obras
A segunda fase dos trabalhos incluiu a limpeza e inspeção das placas de concreto e a fresagem da pista de pouso e decolagem, além da renovação de 1.400 metros da pista e taxiways. O sistema de manuseio de bagagens (BHS), escadas rolantes, elevadores e outros equipamentos foram recuperados, além da sinalização e luzes de balizamento.
Ações de retomada
Para marcar a retomada, a Fraport Brasil preparou uma sinalização especial e uma área instagramável na sala de embarque. Os primeiros passageiros receberão brindes, enquanto as companhias aéreas e a Secretaria de Turismo do Rio Grande do Sul estão planejando surpresas para os passageiros dos voos inaugurais.
Leia também: Beach Park anuncia “Surreal”, a montanha-russa aquática mais alta do mundo
Siga nosso Instagram: @balityviagens