A Embaixada dos Estados Unidos no Brasil divulgou um comunicado oficial informando que, a partir de 2 de setembro de 2025, a maioria dos solicitantes de vistos de não imigrante, incluindo renovações, deverá comparecer presencialmente para uma entrevista com um oficial consular.
De acordo com a nota, a medida faz parte de uma atualização das categorias elegíveis para a isenção de entrevista. Em regra, todos os solicitantes — inclusive menores de 14 anos e pessoas com mais de 79 anos — terão de participar da entrevista, com algumas exceções:
- Solicitantes enquadrados nas categorias de visto A-1, A-2, C-3 (exceto acompanhantes, empregados domésticos ou pessoais de autoridades credenciadas), G-1, G-2, G-3, G-4, NATO-1 a NATO-6 ou TECRO E-1;
- Portadores de vistos do tipo diplomático ou oficial;
- Solicitantes que estejam renovando um visto B-1, B-2 ou B1/B2 de validade total, ou um Border Crossing Card/Foil (para cidadãos mexicanos), dentro de 12 meses após o vencimento do anterior, desde que tivessem pelo menos 18 anos quando o visto anterior foi emitido.
Para se qualificar à isenção de entrevista no caso de renovação dessas categorias, será necessário ainda:
- Solicitar o visto no país de nacionalidade ou residência;
- Nunca ter tido um visto recusado (a menos que a recusa tenha sido revertida ou dispensada);
- Não apresentar aparente ou potencial inelegibilidade.
A Embaixada reforça que oficiais consulares podem exigir entrevistas presenciais a qualquer momento, independentemente da categoria ou situação do solicitante.
Os candidatos devem consultar os sites oficiais das embaixadas e consulados para obter informações detalhadas sobre os requisitos, procedimentos e o status operacional de cada unidade.O comunicado também informa que essa nova diretriz substitui a Atualização sobre Isenção de Entrevista divulgada em 18 de fevereiro de 2025.
Leia também: Latam vai operar voos diários para Sidney, na Austrália, e encerra parceria com a Qantas
Siga nosso Instagram: @balityviagens