Paralisação, que ocorreria em quatro datas, foi cancelada após acordo em audiência de conciliação
Uma audiência de conciliação entre a NAV Brasil e o Sindicato Nacional dos Trabalhadores na Proteção ao Voo (SNTPV) foi realizada nesta segunda-feira (22) no Tribunal Superior do Trabalho (TST). Durante a reunião, ficou decidido que não haverá mais greve, após a própria empresa apresentar oficialmente um Plano de Cargos e Salários (PCS).
O encontro, conduzido pelo vice-presidente do TST, ministro Mauricio Godinho Delgado, deu continuidade às negociações iniciadas na semana anterior. Até então, o plano estava aguardando análise da Secretaria de Coordenação e Governança das Empresas Estatais (SEST).
Além de apresentar o PCS, a NAV Brasil também se comprometeu a reajustar a tabela de coparticipação na manutenção do plano de saúde dos trabalhadores. Diante desses compromissos e seguindo a deliberação da assembleia da categoria, foi definida a suspensão da greve, que estava marcada para acontecer nos dias 24, 26 e 30 de setembro e 2 de outubro.
Ficou acertado ainda que sindicato e empresa irão reavaliar futuramente o Plano de Cargos e Salários por meio de uma comissão paritária, sem impedir a implementação imediata do plano. Também foi ajustada a negociação do próximo acordo coletivo, que poderá contar novamente com a participação do TST.
Segundo a Confederação Nacional dos Trabalhadores em Transportes e Logística (CNTTL), a paralisação, caso fosse realizada, poderia provocar atrasos pontuais em importantes aeroportos do país, como Guarulhos e Campinas (SP), Santos Dumont e Macaé (RJ), Vitória (ES), João Pessoa (PB), Aracaju (SE), Londrina (PR) e Joinville (SC).
Leia também: Agora é oficial: visto mexicano voltará a ser eletrônico para brasileiros a partir de fevereiro de 2026
Siga nosso Instagram: @balityviagens