A ACI – Airports Council International World, fez uma análise e ficou claro que apesar de a recuperação do setor estar demonstrando os primeiros sinais, em 2021 os reflexos da pandemia ainda estarão sendo impactantes.
Essa análise indicou que mais de 4 bilhões de pessoas irão deixar de viajar em 2021, o que mostra uma queda de quase 50% em relação ao número de passageiros em escala mundial.
Com essa estimativa de queda no número de pessoas viajando em 2021, o esperado é que haja uma perda de lucro de mais de US$ 90 bilhões, número bastante expressivo.
Apesar de haver sim uma perspectiva de melhora ainda em 2021, é nítido que os locais irão recuperar-se de forma peculiar e diversa.
Enquanto que alguns países, com maior tráfego de passageiros interno, alcançarão números similares ao pré-covid a partir de 2023, outros locais com muito fluxo internacional só alcançarão essa marca em 2024 ou 2025.
ACI – Divulgação de Dados de Saúde
A Associação acredita que é muito importante divulgar dados de saúde, para estimular a abertura de fronteiras e o retorno das viagens internacionais e espera que as pessoas se sintam mais confiantes para viajar, já que a vacinação está ocorrendo mundialmente e com números cada vez maiores.
No entanto, acredita-se que para estimular as viagens é preciso haver uma cooperação global para a vacinação e para a divulgação de números relacionados com ela.
Impactos negativos no setor
A Europa é o continente com mais reflexos negativos do setor, com projeção negativa ainda para o ano de 2021. O estimado é que haja uma perda de receita de quase US$ 38 bilhões.
A região com menor impacto é ainda a Ásia-Pacífico, com redução de pelo menos 40% em comparação com 58,9% da Europa.
A Associação publicou mais uma edição das “Operações de Aviação durante a COVID-19 – Reinicio e Recuperação de Negócios”. Nesse informe, são colocados exemplos de práticas para otimizar a retomada do setor.
A decisão de fazer a publicação ocorreu após o lançamento de diversas recomendações de política para os governos, como por exemplo o “Documento de Orientação de decolagem” publicado pela CART.
Luís Felipe Oliveira, diretor geral da ACI, afirma que o papel da organização é ajudar a orientar em escala global e auxiliar numa retomada do setor e sua recuperação no longo prazo.
Leia também: US Travel Solicita Reabertura dos EUA para turistas
Siga nosso Instagram: @balityviagens