O Aeroporto de Guarulhos, o maior do Brasil e situado na região metropolitana de São Paulo, registrou a avaliação mais baixa da Agência Nacional Civil (Anac) em relação à qualidade dos serviços oferecidos aos viajantes em 2023, obtendo uma pontuação de apenas 0,47%.
A Anac avaliou um total de 12 aeroportos privatizados em todo o país. O Aeroporto de Confins, em Minas Gerais, conquistou a classificação mais alta, alcançando uma nota de 1,99%.
A agência explica que os operadores que não atingem o padrão estabelecido estão sujeitos a penalizações no que diz respeito ao reajuste das tarifas e podem ser passíveis de multas, de acordo com as cláusulas previstas nos contratos de concessão.
O reajuste anual das tarifas é determinado com base no “Fator Q”, uma métrica criada para avaliar o desempenho dos administradores dos aeroportos e que serve como indicador da qualidade dos serviços prestados. A pontuação atribuída ao aeroporto pode variar entre -7,5% e 2%, sendo que quanto mais alto o índice, melhor é o desempenho do operador.
A avaliação da agência é anual e considera “indicadores de serviços”, como:
- qualidade e quantidade de elevadores e escadas rolantes
- conforto térmico
- tempo em fila de inspeção
- limpeza
- restituição de bagagem
- custo-benefício dos restaurantes
- acesso à informação
- acesso aos terminais
A Anac ressalta que os 12 aeroportos tiveram nota positiva na avaliação feita no ano passado — em 2020, por exemplo, o aeroporto de Guarulhos recebeu a nota -0,68%.
Confira a lista completa:
Fator Q (do menor para o maior)
- Guarulhos (SP) – 0,4748%
- Campinas (SP) – 1,1536%
- Natal (RN) – 1,4667%
- Recife (PE) – 1,5442%
- Porto Alegre (RS) – 1,6000%
- Brasília (DF) – 1,7599%
- Florianópolis (SC) – 1,8000%
- Fortaleza (CE) – 1,8000%
- Salvador (BA) – 1,8000%
- Galeão (RJ) – 1,9383%
- Curitiba (PR) – 1,9783%
- Belo Horizonte (MG) – 1,9954%
Aeroporto de Guarulhos com baixo desempenho
O aeroporto internacional está sob investigação devido a seu desempenho insatisfatório em cinco casos ocorridos nos últimos anos (2018, 2019, 2021 e 2022).
Essas investigações abordam questões como os preços dos estacionamentos e restaurantes, a distância de caminhada no terminal e a limpeza dos banheiros. A Agência Nacional Civil (Anac) esclarece que ainda não aplicou nenhuma multa ao terminal aeroportuário na região metropolitana de São Paulo, pois está revisando todas as irregularidades e ainda não chegou a uma conclusão sobre o assunto.
Guarulhos em números
O aeroporto de Guarulhos recebeu 275 mil pousos e decolagens ao longo de 2023 e cerca de 41 milhões de passageiros. No mesmo período, em 2019, antes da pandemia, o aeroporto registrou 43 milhões de passageiros (3% a mais). O Rio de Janeiro foi o destino brasileiro mais procurado pelos viajantes e Buenos Aires liderou nas viagens internacionais, a partir de Guarulhos.
Leia também: Fidelidade da Azul: novidades e mudanças a partir de abril
Siga nosso Instagram: @balityviagens