A Infraero assumiu, em setembro deste ano, a administração dos aeroportos de Canela e Torres, no Rio Grande do Sul. Desde então, trabalha na adequação dos terminais para que possam operar voos regulares dentro de suas capacidades.
O Aeroporto de Canela estará apto a receber aeronaves como o Grand Caravan, com capacidade para até nove passageiros, e o ATR-72, com até 72 passageiros. Já o Aeroporto de Torres poderá operar com ATR-72, além de modelos maiores como o Boeing 737 e o Airbus A320, que comportam em média 165 passageiros.
As melhorias incluem intervenções na pista de pouso e decolagem, taxiways, pátio de aeronaves, equipamentos de navegação aérea, terminal de passageiros e cercas de segurança. Agora, resta apenas a liberação oficial da Infraero, prevista para o fim desta semana, além do interesse das companhias aéreas para iniciar as operações.
O ministro de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Milton Zuanazzi, informou que ambos os aeroportos estarão prontos para voos regulares até o final deste mês. O aeroporto de Canela está situado na Serra Gaúcha, próximo a Gramado, enquanto o de Torres fica no litoral do estado.
“Torres está no litoral e atende toda a região do Geoparque e dos Cânions, podendo se tornar uma rota turística estratégica, conectando serra e litoral a uma distância razoável. Muitas operadoras têm interesse em usar Torres como ponto de chegada e, a partir dali seguir para Gramado e Canela de ônibus.”
Embora o Aeroporto de Torres já conte com um terminal de passageiros, o de Canela ainda não possui essa infraestrutura. No entanto, Zuanazzi mencionou que, caso haja demanda, um terminal provisório será instalado até a construção de um definitivo.
“Há um projeto para construir um aeroporto novo em Canela, com terminal de passageiros adequado ao charme da Serra Gaúcha, e será responsabilidade da Infraero.”
Zuanazzi também destacou a relevância dos aeroportos para o estado:
“Torres pode atuar como alternativa para Caxias do Sul e Porto Alegre, com a infraestrutura necessária, como estação meteorológica e caminhão de bombeiros. A Infraero tem potencial para se consolidar como operadora de aeroportos regionais, o que pode marcar um novo capítulo na aviação regional brasileira.”
Interesse das companhias aéreas
Procuramos as principais companhias aéreas para saber sobre possíveis operações nos dois aeroportos.
A Azul, que já operou em Canela, informou que suspendeu suas operações em junho devido ao fechamento do aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre. Apesar de monitorar o mercado constantemente, a companhia afirmou não ter previsão de retomar voos para Canela ou iniciar operações em Torres.
A Gol declarou que avalia regularmente oportunidades para atender seus clientes no Rio Grande do Sul, mas, no momento, não há previsão para operações no aeroporto de Torres.
A Latam não respondeu se há interesse em operar em Torres e, sobre uma possível parceria com a Voepass para voar com ATRs em Canela, recomendou entrar em contato diretamente com a empresa parceira.
Dessa forma, embora as infraestruturas estejam próximas de estarem prontas, ainda não há confirmação de companhias aéreas interessadas em operar nos aeroportos de Canela e Torres.
Leia também: Aeroporto Salgado Filho retoma espaço original para check-in doméstico e despacho de bagagens
Siga nosso Instagram: @balityviagens