A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) concedeu a primeira autorização permanente para voos de drones sobre pessoas. A Eve Air Mobility já cumpriu os critérios finais de aeronavegabilidade para seu eVTOL.
Este anúncio, feito após um período de consulta pública, marca um avanço significativo no processo de certificação da aeronave da Eve.
Os critérios de aeronavegabilidade estabelecidos pela Anac representam uma etapa importante no processo de certificação. Com essa conquista, a Eve vai focar em definir os meios de conformidade aplicáveis à sua aeronave junto à Anac.
“A divulgação dos critérios finais de aeronavegabilidade é um passo importante rumo à certificação do nosso eVTOL. As contribuições recebidas durante a consulta pública foram essenciais para aprimorar esses critérios. Agora, continuaremos trabalhando de perto com a Anac para obter o Certificado de Tipo (CT) e com a FAA para a validação simultânea do CT da Anac”, afirmou Luiz Valentini, diretor de tecnologia da Eve.
A Eve iniciou o processo para obter o Certificado de Tipo (CT) para seu eVTOL junto à Anac em fevereiro de 2022. O processo segue os procedimentos para obtenção de um CT para aeronaves da “categoria de classe especial”, conforme os requisitos de aeronavegabilidade das regulamentações atuais da Anac e outros critérios estipulados.
“A Anac considera este processo de grande relevância para a sociedade, pois representa um avanço na regulamentação de drones, uma tecnologia com diversas aplicações. A Agência busca equilibrar a inovação tecnológica com a manutenção dos mais altos padrões de segurança. Ao conceder a isenção permanente, a Anac reduz o esforço administrativo na avaliação de pedidos semelhantes, otimizando recursos e tornando o processo mais eficiente e previsível”, destacou a Anac em nota.
Leia também: São Paulo ganha novo espaço para eventos para 1 mil pessoas
Siga nosso Instagram: @balityviagens