A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) retirou o uso obrigatório de máscaras em aeroportos e voos no Brasil. Os diretores alteraram a RDC nº 456, diante da redução de casos de Covid-19 e avanço da vacinação no país.
Anvisa suspende o uso de máscara em voos e aeroportos
A medida foi aprovada por unanimidade na manhã desta quarta-feira (1/3) durante a 2ª Reunião de Diretoria Colegiada de 2023 da agência.
“A Anvisa segue pautando suas decisões em dados científicos, com base no contexto epidemiológico e com vistas ao bem-estar social da população brasileiro”, justificou Daniel Meirelles, diretor da agência e relator da matéria.
A obrigatoriedade do uso de máscaras em voos e aeroportos se manteve em vigor entre dezembro de 2020 e agosto de 2022. Em novembro do ano passado, a determinação foi retomada devido ao aumento de casos da doença no país.
“Esta é uma modulação de uma medida preventiva, que agora se faz proporcional ao risco. Seguimos promovendo o monitoramento epidemiológico no Brasil para adotar sempre as melhores práticas a serem usadas nas entradas do país”, reforçou Meirelles.
A decisão vale a partir da publicação no Diário Oficial.
Vale ressaltar que, apesar da suspensão do uso de máscaras, o desembarque da aeronave realizado por filas e os procedimentos de limpeza continuam.
Leia também: TripAdvisor aponta praia do Brasil como mais desejada do mundo
Siga nosso Instagram: @balityviagens