Bahia: toque de recolher – medida visa conter avanço do COVID-19
Com o objetivo de conter o avanço de casos de COVID-19, o governo da Bahia, por meio de seu chefe do executivo Rui Costa, promoveu medidas para que se evitem as aglomerações.
Bahia – Medidas Restritivas
Para isso, serão utilizadas medidas mais restritivas, que foram anunciadas no último dia 16 com o objetivo de impedir a circulação de pessoas em horário entre 10 da noite e cinco da manhã. Essa medida de restrição valerá, em princípio, até o dia 25 de fevereiro.
Diversos municípios da Bahia foram atingidos pela medida, num total de 343 cidades. A região oeste do estado não precisará adotar a restrição.
Evitar a aglomeração e o tráfego de pessoas pelos perímetros urbanos se faz necessário, já que a Vigilância Epidemiológica da Bahia confirmou casos de transmissão de cepas novas do COVID-19, que estão presentes no Reino Unido e no Amazonas.
Durante o decreto que limita a circulação de pessoas, também não poderão funcionar quaisquer estabelecimentos que não se tratem de essenciais.
Para os casos de desrespeito às medidas de restrição, caberá prisão por crime contra a saúde pública, e os municípios irão contar com uma atuação ostensiva da Polícia Militar e da Guarda Municipal para fazer essa fiscalização.
Sendo assim, não será permitido deslocar-se na ruas, mesmo em meios de locomoção, a não ser para situações de comprovada emergência, ou para comprar medicamentos que se mostrem urgentes.
Os estabelecimentos comerciais em geral deverão suspender o serviço até as 9 e 30 da noite, afim de que se possa garantir a chegada dos colaboradores em suas respectivas residências antes do início do toque de recolher. Sendo assim, os locais como bares, restaurantes e outros, deverão estar completamente fechados e sem frequentadores às 10 da noite.
Os meios de transporte só irão funcionar normalmente até as 10 e 30 da noite, e depois desse horário, não haverá mais a disponibilidade destes, até que se encerre o toque de recolher, às 5 da manhã.
Leia também: Espanha – Turistas brasileiros Enfrentarão Quarentena