No último dia 7, o governo da Espanha resolveu reabrir suas fronteiras para pessoas advindas de outros países e vacinados contra a Covid-19. Apesar de alcançar diversos países, a medida deixou de fora o Brasil e a África do sul, por conta de outras cepas do vírus que existem nas duas localidades.
A exigência principal do governo espanhol é que a vacina seja devidamente aprovada pela OMS ou mesmo pela União Europeia, além de que o turista tenha sido totalmente imunizado com pelo menos 15 dias antes de entrar no país.
Quem anunciou a nova abertura foi Pedro Sanchez, o primeiro ministro espanhol. A ideia é que o turismo no verão europeu seja retomado, já que é a época em que há maior faturamento no setor.
Saiba mais detalhes sobre a liberação
A Espanha vem permitindo a entrada de turistas de 10 países de fora da UE, desde 24 de maio. Esses países tinham baixo risco e poderiam até mesmo entrar ser o teste PCR no país.
Para outros países, o essencial era estar completamente imunizado com uma das vacinas aprovadas pela OMS ou pela UE.
Apesar de esse critério por si só vislumbrar a entrada de brasileiros já imunizados, a Espanha decidiu mesmo assim proibir que pessoas advindas do Brasil ou da África do sul entrem no país.
A justificativa dada foi que a medida visa evitar a transmissão das novas variantes do vírus.
O certificado de vacinação dos que estão viajando precisam ter informações pessoais completas além de informações específicas sobre a vacina, como:
- Laboratório;
- Data de aplicações;
- Quantidade de doses.
Além disso, esse certificado precisa estar em inglês, francês, alemão ou mesmo em espanhol.
Vale lembrar que além das duas vacinas aplicadas no Brasil, que são as já aprovadas pela OMS Pfizer e AstraZeneca, a CoronaVac recebeu também aprovação para uso emergencial recentemente.
O governo espanhol afirma que, apesar da restrição, a situação de brasileiros e africanos será revisada no próximo dia 22 de junho. Dependendo da situação da pandemia nos dois locais, pode haver uma retirada dessa restrição.
Leia também: Certificado digital Covid-19 é oficializado
Siga nosso Instagram: @balityviagens