O anúncio feito recentemente pelo Governo Brasileiro revoga uma decisão do ex-presidente Jair Bolsonaro, que retirou a exigência de visto de turistas dos EUA, Canadá, Austrália e Japão.
Com a medida era possível atrair um número maior de turistas que, dependendo do país, precisavam se deslocar até um consulado brasileiro para conseguir um visto antes de embarcar, uma burocracia que era vista como desnecessária e que países vizinhos não faziam.
Agora, o Governo Lula revogou essa decisão e voltará a exigir visto (não está claro se ficará disponível um visto eletrônico para todos os países), citando o princípio de reciprocidade uma vez que EUA, Japão, Canadá e Austrália exigem vistos de brasileiros. A medida trará um grande impacto para o Turismo.
A volta de visto – EMBRATUR não apoia a medida
Marcelo Freixo, presidente do órgão de promoção do Brasil no Exterior, afirmou em fevereiro que era contra a volta da cobrança de vistos. E ainda ressaltou: “ Se voltarmos a cobrar vistos desses países seria um retrocesso. Dentro do governo, o que eu puder fazer para que isso não aconteça, eu farei. Tenho convicção de que essa política não traz nenhum benefício”.
Leia também: Suspensão das operações da Azul em Macaé – RJ
Siga nosso Instagram: @balityviagens