Certificado de saúde digital: comum recebe apoio de Aliança de turismo europeia.
A proposta da Comissão Europeia de colocar em circulação um certificado de saúde em modelo digital e que possa ser operado e reconhecido por diversos locais recebeu apoio da Aliança European Tourism Manifesto.
Certificado de saúde digital: Facilidades
Esse certificado de saúde específico, irá facilitar a comprovação de vacinação de uma pessoa ou mesmo terá informações a respeito de testes negativos para a COVID-19.
Essa medida representa então uma forma de facilitar a circulação de pessoas de forma segura, permitindo inclusive o retorno organizado e gradual das viagens com intuito turístico dentro da União Europeia.
Diversos países já facilitam a entrada de pessoas que tenham o certificado de saúde e espera-se que cada vez mais nações comecem a realizar o mesmo procedimento. Com as vacinações a todo vapor e a situação mais controlada, é possível que cada vez mais essa circulação de viajantes continue crescendo.
Hoje, existem 27 certificados diferentes na União Europeia, o que pode acabar por tornar fracionada toda a verificação e aceite desses atestados. Essa unificação seria algo crucial para melhorar a organização de entrada e saída de pessoas.
A Aliança cobra uma solução rápida do Parlamento Europeu, afim de que seja rapidamente aprovada essa proposta de certificado unificado. É uma medida com o objetivo de facilitar essa verificação e claro, trabalhando sempre em colaboração com a OMS e diversos outros órgãos internacionais. Isso porque a intenção é que haja um atestado global, facilitando a vida de viajantes internacionais.
Também foi reforçada a necessidade que haja um roteiro a ser seguido pela União Europeia, de forma a levar em conta riscos e informações específicas que permitam visualizar o cenário atual.
Dessa forma, suspensões de restrições ou ao menos sua amenização pode ser feita de forma mais facilitada pela comunidade. Algumas das recomendações da indústria são as seguintes:
- Grupo integrado entre a União Europeia e a indústria do turismo e parceiros a fim de ter as viagens restauradas;
- Uma melhor coordenação de todas as restrições e necessidades para viajar;
- Um quadro da UE, feito de forma organizada e harmônica, com preços acessíveis e estrutura para testes para viagens;
- Reabertura gradual do Turismo na União Europeia, com base nas novas orientações.
O presidente da Aliança, Eduardo Santander, diz que é fundamental ter um plano de ação bem definido e claro, para dar forma aos prazos e condições que serão necessários para esse retorno seguro e gradual.
O Turismo Europeu se prepara para a temporada de verão, portanto, é preciso que as nações europeias trabalhem de forma conjunta e não com ações fragmentadas.
Leia também: Chile: Mudança nas Regras de Entrada
Siga nosso Instagram: @balityviagens