A Gol Linhas Aéreas e a South African Airways (SAA) anunciaram no último dia 7, a retomada da parceria por meio de um acordo de codeshare (compartilhamento de voos), beneficiando clientes das duas companhias. O acordo abrange voos internacionais entre São Paulo/Guarulhos (GRU) e as cidades de Cidade do Cabo (CPT) e Johanesburgo (JNB), além de rotas domésticas na África do Sul, como entre JNB e CPT, Durban (DUR) e Port Elizabeth (PLZ). Clientes da SAA terão acesso a uma ampla rede de destinos no Brasil, conectados por meio da Gol.
A retomada do codeshare entre Gol e South African Airways fortalece a posição da Gol como a companhia com maior número de rotas e frequências disponíveis na conexão entre os dois continentes, o que pode impulsionar negócios e beneficiar as economias locais.
O acordo de codeshare permite às duas companhias comercializar voos combinando os destinos de cada uma, expandindo suas redes e capacidades de venda. Esta parceria, que já existia antes de 2020, foi suspensa devido à pandemia, mas foi retomada com o retorno dos voos da SAA para o Brasil em dezembro de 2023. A conclusão do processo está prevista para o início de junho de 2024.
Os passageiros ganham diversas vantagens com essa parceria, incluindo mais opções de tarifas, aquisição de bilhete único em moeda local para itinerários com ambas as companhias, proteção nos voos de conexão, maior facilidade na reserva, check-in e despacho único de bagagem, além de acesso a mais destinos nas redes de rotas da Gol e da SAA.
A South African Airways opera atualmente dois voos semanais entre Guarulhos e Cidade do Cabo (terças e sábados), e dois voos semanais entre Guarulhos e Johanesburgo (segundas e quintas), todos realizados com aeronaves A330-300 com 249 assentos. Clientes provenientes da África do Sul terão acesso à ampla rede de destinos da Gol no Brasil, que abrange 64 bases em todo o país.
As companhias irão adicionar gradualmente mais destinos ao acordo de codeshare, abrangendo a América do Sul e a África.
Programa Smiles
A Smiles, programa de fidelidade da Gol, também retomou sua parceria com a South African Airways. A parceria permite que clientes acumulem milhas Smiles ao comprar passagens da SAA em dinheiro, além de resgatar passagens da companhia aérea com milhas ou Smiles & Money. Atualmente, a Smiles conta com mais de 50 parceiros em 160 países, abrangendo mais de 1.600 destinos.
Leia também: Air China retoma voo entre Pequim e São Paulo
Siga nosso Instagram: @balityviagens