Cresce em 200% a busca por pilotos brasileiros pelos EUA. A pesquisa feita pela Dell’ Ome Law Firm, empresa especializada em imigração de brasileiros para os Estados Unidos, aponta que o número engloba o primeiro semestre de 2021 e tende a crescer ainda mais.
A atual greve nos aeroportos trouxe uma insatisfação aos pilotos brasileiros, somada à oportunidade de trabalhar nos Estados Unidos – cerca de 145 mil pilotos serão contratados na próxima década – é o que aponta o Escritório de Estatísticas do Trabalho americano Bureau of Labor Statistics.
Nos Estados Unidos, a pandemia da covid-19 fez com que muitos desses profissionais se aposentassem antecipadamente. Nos próximos sete anos, mais de 5 mil pilotos americanos se aposentarão. O resultado disso é que o Brasil vai “exportar” parte dos pilotos qualificados nos próximos anos por meio de vistos como EB-2 NIW, modalidade pretendida quando pode-se provar a capacidade profissional e se dispensar de atrelar a solicitação de uma vaga de trabalho já existente.
Pilotos estão em 4º lugar entre os profissionais que mais procuram o escritório da advogada brasileira Liz Dell’ Ome em busca de assistência jurídica para obterem vistos de trabalho.
“Aposentadoria e a retomada do Turismo de lazer pós-pandemia são impactantes no setor. A demanda é alta e há a possibilidade de o piloto solicitar visto já com contrato de trabalho já que sua habilidade profissional trará grande benefícios aos EStados Unidos” explica Liz.
A pesquisa ainda aponta que dos pilotos que contratam Liz para esse trabalho, 75% estão na região Sudeste do Brasil, 12,5% no Sul, 7,14% no Nordeste, 5,36% no Centro-Oeste, e a região Norte não apareceu no levantamento. Ainda, 58% são casados e estão acima dos 40 anos de idade.
Pilotos são os trabalhadores mais bem pagos na América depois dos médicos. Salários de pilotos chegam a US $200 mil por ano e há cerca de 14 mil vagas por ano em companhias aéreas americanas.
Cautela é necessário
É preciso ter cautela na hora de solicitar o EB-2 NIW: “É preciso se preparar, e ter a assessoria correta para atuar com essa solicitação, que tem muitos pormenores a serem considerados pelo candidato a esse visto”, explica Liz.
O Green Card leva em média 18 meses para obtenção e existem detalhes para que o pedido seja atendido.
Leia também: Forte Noronha inicia operações em sistema soft opening
Siga nosso Instagram: @balityviagens