A International Air Transport Association (IATA) revelou números surpreendentes relativos ao desempenho da indústria aérea em novembro de 2023. Houve um aumento expressivo de 29,7% na procura por voos domésticos e internacionais em comparação com o mesmo mês do ano anterior. Este crescimento elevou o tráfego aéreo mundial para 99,1% dos níveis observados antes da pandemia, em novembro de 2019.
Demanda global por viagens aéreas chegou a 99% dos níveis de 2019, segundo a IATA
No mesmo período, houve também um acréscimo notável de 28,6% na capacidade oferecida em relação a novembro de 2022. Apesar deste aumento na oferta, a taxa de ocupação dos voos teve uma pequena queda de 0,7 ponto percentual, ficando em 81,8%.
- Em novembro de 2023, o volume total de tráfego aéreo (medido em passageiros pagantes por quilômetro, ou RPKs) cresceu 29,7% em comparação com novembro de 2022. A nível global, este tráfego alcançou 99,1% dos índices de novembro de 2019, antes da pandemia de COVID-19.
- O tráfego aéreo internacional registrou um aumento de 26,4% face a novembro de 2022. A região da Ásia-Pacífico liderou o crescimento em comparação com o mesmo período do ano anterior, com um aumento de 63,8%, e todas as regiões mostraram avanços em relação ao ano passado. Os RPKs internacionais de novembro de 2023 atingiram 94,5% dos níveis de novembro de 2019.
- Por outro lado, o tráfego doméstico teve um incremento de 34,8% em novembro de 2023 em relação a novembro de 2022. O volume total de tráfego doméstico em novembro de 2023 superou em 6,7% o nível de novembro de 2019. Destacou-se o forte crescimento na China, com um aumento de 272%, impulsionado pelo levantamento das restrições de viagem relacionadas à COVID-19 que ainda estavam ativas no ano anterior. Nos Estados Unidos, o tráfego doméstico atingiu um pico devido à alta demanda no feriado de Ação de Graças, registrando um aumento de 9,1% em relação a novembro de 2019.
Willie Walsh, diretor geral da IATA, destacou a resiliência do setor, observando que as viagens internacionais ainda se encontram 5,5% abaixo dos níveis pré-pandemia, mas essa diferença está encolhendo rapidamente. Ele enfatizou que os mercados internos mantêm uma performance robusta, permanecendo consistentemente acima dos níveis pré-pandemia desde abril.
Mercados de passageiros por continentes
Mercados internacionais de transporte aéreo de passageiros
- As transportadoras aéreas da Ásia-Pacífico tiveram um crescimento de 63,8% no tráfego em novembro de 2023, comparado a novembro de 2022, liderando o aumento entre todas as regiões no comparativo anual. Sua capacidade expandiu 58,0% e a taxa de ocupação melhorou em 2,9 pontos percentuais, chegando a 82,6%.
- Na Europa, as companhias aéreas observaram um aumento de 14,8% no tráfego em novembro de 2023 frente ao mesmo mês de 2022. A capacidade cresceu 15,2% e a taxa de ocupação diminuiu ligeiramente em 0,3 pontos percentuais, alcançando 83,3%.
- No Oriente Médio, as transportadoras aéreas viram um incremento de 18,6% no tráfego de novembro de 2023 comparado a novembro de 2022. A capacidade subiu 19,0% e a taxa de ocupação reduziu 0,2 pontos percentuais, atingindo 77,4%.
- Na América do Norte, as companhias aéreas experimentaram um crescimento de 14,3% no tráfego de novembro de 2023 em relação ao mesmo mês do ano anterior. A capacidade aumentou 16,3% e a taxa de ocupação diminuiu 1,4 pontos percentuais, marcando 80,0%.
- As companhias aéreas da América Latina viram um crescimento de 20,0% no tráfego em novembro de 2023 comparado a novembro de 2022. Sua capacidade em novembro subiu 17,7% e a taxa de ocupação aumentou 1,7 pontos percentuais, alcançando 84,9%, a mais alta entre as regiões.
- Por fim, as transportadoras aéreas africanas tiveram um aumento de 22,1% nos RPKs em novembro de 2023 comparado a novembro de 2022. A capacidade cresceu 29,6% e a taxa de ocupação reduziu 4,3 pontos percentuais, chegando a 69,7%, a mais baixa entre as regiões.
Tráfego de passageiros domésticos em novembro de 2023
Tráfego doméstico e internacional de passageiros em 2023
Concluindo
“A rápida recuperação da aviação após a COVID-19 reforça a importância de voar para as pessoas e empresas. Em paralelo à recuperação da aviação, os governos reconheceram a urgência da transição do combustível de aviação tradicional para o combustível de aviação sustentável (SAF), para a descarbonização da aviação. Na 3ª Conferência sobre Aviação e Combustíveis Alternativos (CAAF/3) realizada em novembro, os governos concordaram que deve haver 5% de redução nas emissões de carbono até 2030 com o uso de SAF. Essa ideia foi reforçada na COP28 em dezembro, onde os governos concordaram que precisamos de uma ampla transição dos combustíveis fósseis para evitar os piores efeitos das mudanças climáticas. As companhias aéreas não precisam ser convencidas disso, pois já definiram o objetivo de atingir zero emissão líquida de carbono até 2050 e cada gota do SAF produzido nesse esforço foi comprada e utilizada. Simplesmente não há SAF suficiente em fase de produção. Portanto, esperamos que em 2024 os governos deem seguimento às suas próprias declarações e finalmente apresentem medidas políticas abrangentes para incentivar o rápido aumento da produção de SAF”, disse Walsh.
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