Após seis meses de seleção, o Sebrae e o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) escolheram os 12 municípios, das cinco regiões brasileiras, que irão fazer parte do Programa Turismo Futuro Brasil, que irá aplicar a estratégia de Destinos Turísticos Inteligentes (DTI), que tem como objetivo fortalecer os negócios da área do turismo nessas cidades.
As cidades escolhidas foram:
- Região Centro-Oeste – Pirenópolis (GO) e Bonito (MS).
- Região Nordeste – Penedo (AL) e as capitais São Luís e Recife.
- Região Norte – A capital Belém e a cidade de Novo Airão (AM).
- Região Sul – A capital Curitiba e Bombinhas (SC).
- Região Sudeste – Belo Horizonte, Ilhabela (SP) e Paraty (RJ).
A primeira reunião com o grupo de selecionados ocorrerá em São Paulo no dia 04 de abril, durante a WTM.
A notícia foi comemorada pelos representantes dos municípios selecionados.
“As cidades pequenas têm muitos desafios. O apoio de vocês é incomensurável. Sonhei com esse momento. Vamos aproveitar ao máximo”, vibrou a Secretária de Turismo e Meio Ambiente de Novo Airão, Suzianne Fonseca de Oliveira.
“Esse é um projeto inovador e com destinos de peso. Estamos muito orgulhosos e vamos fazer bonito”, se comprometeu Luiz Patrício de Bombinhas.
Os critérios que possibilitaram a participação de municípios de pequeno porte, foi um dos destaques do edital.
“Um destino turístico inteligente, conceitualmente, é o local que gerencia dados para conhecer o perfil do turista que o visita, é comprometido com a sustentabilidade e gera experiências positivas tanto aos visitantes, quanto aos moradores da região”, ressalta a coordenadora de Turismo do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.
Entre as principais iniciativas que os destinos podem aplicar estão:
- a implantação de acessibilidade,
- acesso à internet em pontos estratégicos,
- facilitação no acesso de informações turísticas,
- criação de aplicativos de suporte aos visitantes,
- entre outras.
“O processo dos Destinos Turísticos Inteligentes é inclusivo. Está sendo feito de forma integrada aos parceiros, respeitando a extensa região geográfica do nosso país e sua diversidade. Vamos unir as estratégias disponíveis, contribuir para a competitividade dos destinos turísticos, melhorar a estadia dos visitantes, gerar emprego, renda e novos produtos para quem vive do turismo. É uma proposta totalmente centrada na sustentabilidade e no respeito às boas práticas de gestão”, afirma Ana Clévia.
Juliana Bettini, especialista em turismo do BID, salienta que a iniciativa se destaca por oferecer suporte técnico e especializado para a cadeia econômica dos negócios turísticos.
“O conceito de destinos turísticos inteligentes traz um olhar inovador para a competitividade desses territórios, essencial para que superem os efeitos negativos da pandemia de forma sustentável. A parceria entre BID e Sebrae nasce justamente da necessidade de apoiar essa recuperação sustentável e resiliente dos destinos brasileiros, mas incorporando a ela a inovação”, pontua.
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