O primeiro ministro espanhol, Pedro Sanchez, declarou que o país está pronto para receber todos os visitantes, do mundo inteiro, que já tenham completado o programa de imunização. Essa liberação veio juntamente com a apresentação do certificado digital de imunização contra o Covid-19 em Madri e tem validade a partir de 7 de junho.
Para entrar na Espanha, os turistas precisarão ter em mãos prova de que completaram o programa de imunização com as duas doses das vacinas Pfizer ou AstraZeneca, que são aprovadas pela União Europeia. As vacinas Coronavac e Sputnik ainda estão em análise e podem haver atualizações em breve em relação ao seu aceite.
A OMS tem intensão de finalmente definir a respeito do aceite da Coronavac ainda este mês, o que pode significar uma possível liberação futura para quem tenha tomado este imunizante. Além disso, no começo desse mês, a OMS aprovou a vacina chinesa Sinopharm.
Até o momento atual, as vacinas que são aceitas na União Europeia incluem:
- Moderna;
- Johnson & Johnson;
- Pfizer;
- AztraZeneca;
- Sinopharm.
Lista de passe livre para a Espanha
Os países constantes do passaporte sanitário com passe livre poderão adentrar o país sem a necessidade de apresentar um teste. Os outros, continuarão precisando apresentar o PCR para entrar na região.
Estima-se que haja de 30 a 40% do volume de turistas que houve no período antes da pandemia.
Além dessas informações, a partir de 24 de maio a Espanha começa a permitir a entrada de turistas que são de fora da União Europeia, mas que são provenientes de países que representam baixo risco para a região.
Alguns dos países que contam na lista dessa permissão são os seguintes:
- Reino Unido;
- Nova Zelândia;
- Japão;
- Austrália e outros.
Vale lembrar que antes da pandemia do Covid-19 a Espanha era um dos maiores destinos turísticos para estrangeiros do mundo, perdendo apenas para a França.
A Fitur
A reunião onde ouve a apresentação do certificado digital contou com a presença de diversas autoridades, como a ministra da Indústria, Comércio e Turismo e a ministra da Saúde, além de outros importantes políticos.
O certificado digital União Europeia Covid vai claramente reduzir as restrições e permitir finalmente que a Espanha obtenha melhores números nesse verão de 2021. O documento entra em vigor a partir de 1º de julho, permitindo a retomada de atividades turísticas de maneira segura ainda neste verão.
Por meio do certificado é possível saber se o viajante em questão recebeu a imunização, se testou negativo e até mesmo se teve a doença recentemente.
Leia também: IATA: sugere aos governantes facilidade de viajar para vacinados
Siga nosso Instagram: @balityviagens