Eve: Empresa de mobilidade urbana da EmbraerX
Formada a partir da EmbraerX, foi lançada hoje (15) a Eve Urban Air Mobility Solutions, Inc. (Eve). A companhia foi pensada para desenvolver o ecossistema da UAM (Mobilidade Aérea Urbana) e já está desenvolvendo um portfólio completo de soluções para preparar o mercado de UAM e, em última análise, beneficiar a vida das pessoas, incluindo o desenvolvimento e certificação do veículo elétrico de decolagem e pouso vertical (eVTOL) da empresa. A ideia consiste numa abrangente rede de suporte e serviços associados e a criação de soluções de gestão de tráfego aéreo urbano. André Stein, responsável pela estratégia da EmbraerX, foi nomeado CEO da Eve.
Eve – Incubada a quatro anos
A nova empresa estava incubada por quase quatro anos dentro da EmbraerX e a expectativa que se tem dela é que se estabeleça como uma companhia independente, aproveitando as oportunidades globais de UAM.
“Valorizamos o enorme potencial do mercado de UAM, pois representa um novo segmento de negócios no qual prevemos grandes oportunidades para a Embraer. Inovação e diversificação são pilares do novo plano estratégico da Embraer, que aumentará a receita e a rentabilidade nos próximos anos”, comenta o CEO e presidente da Embraer, Francisco Gomes Neto. “Por isso, é uma grande satisfação anunciar a Eve, a primeira empresa formada a partir da EmbraerX. Ela está preparada para conceber a nova fronteira no transporte com aeronaves inteligentes, ambientalmente amigáveis e autônomas, o amplo suporte associado e soluções de gerenciamento de tráfego aéreo urbano”, completa.
Como parte da iniciativa da empresa para acelerar a revolução da mobilidade aérea urbana, a EmbraerX faz parte do projeto Uber Elevate desde o seu início, em 2017.
“O lançamento da Eve é um avanço importante na comercialização dos projetos eVTOL da Embraer, ao mesmo tempo em que se baseia na capacidade da Embraer de projetar, certificar e entregar aeronaves seguras e globalmente aceitas. Esperamos continuar nossa parceria para tornar o compartilhamento de viagens aéreas uma realidade”, disse o chefe do Uber Elevate, Eric Allison.
Leia também:
México e Brasil puxam recuperação dos voos na América Latina
Aeroporto de Congonhas e mais 16 tendem à privatização