Jerry Moran, Senador dos Estados Unidos , anunciou um projeto de lei para melhoria do NOTAM, cujo objetivo é melhorar a segurança da aviação evitando a interrupção da FAA.
O intuito era exigir que a FAA estabelecesse uma força tarefa para fortalecer a segurança cibernética do sistema NOTAM, que alerta os pilotos sobre riscos de segurança e localização nas rotas de voo.
No último dia 11 o sistema NOTAM falhou, o que resultou em 11 mil atrasos nos voos dos Estados Unidos.
A Senadora Shelley Moore destaca – “É imperativo que um grupo de especialistas em aviação reúna-se para buscar maneiras de melhorar esse sistema de segurança”.
“A FAA tem a responsabilidade de garantir que as viagens aéreas nos EUA sejam as mais seguras e eficientes possíveis” – enfatiza Jerry Moran.
“A falha no sistema NOTAM deixou milhões de viajantes presos e foi um alerta para a necessidade de fortalecer e modernizar nosso sistema de viagens aéreas. Essa legislação ajudará a atender às demandas de viagem do século 21 e evitar uma falha semelhante no futuro” – conclui.
Uma força tarefa seria composta por integrantes das companhias aéreas, inclusive pilotos, funcionários dos aeroportos, funcionários da FAA e especialistas em segurança de TI.
“Os viajantes dos EUA merecem um serviço seguro e confiável de viagens aéreas, não paradas terrestres em todo o país causadas por falhas no sistema” – disse o Senador Klobuchar.
No início de janeiro os Senadores Klobuchar e Moran conversaram com Billy Nolen, administrador interino da FAA, e discutiram os esforços de sua agência para identificar os fatores por trás da interrupção do sistema com o intuito de evitar que novas falhas ocorram.
Leia também: Ligação São Paulo e Lençóis Maranhenses pela Gol
Siga nosso Instagram: @balityviagens