Alce, onça-pintada e águia-americana foram escolhidos para refletir a cultura de seus países
A Fifa apresentou oficialmente três mascotes oficiais para a Copa do Mundo 2026, cada um representando um dos países-sede do torneio. São eles: Maple, o alce do Canadá; Zayu, a onça-pintada do México; e Clutch, a águia-americana dos Estados Unidos. Eles foram desenhados para refletir a cultura, a herança e o espírito característicos de cada nação.
Esses mascotes serão os primeiros da história das competições da Fifa a serem jogáveis no jogo licenciado Fifa Heroes, que será lançado no ano seguinte. O jogo é de futebol 5, com ritmo acelerado tipo arcade e um toque de fantasia, permitindo que jogadores montem times com diversos mascotes de Copas do Mundo da Fifa (do passado e do presente), além de ícones do futebol e personagens fictícios populares no cinema e na TV.
O lançamento do Fifa Heroes está previsto para 2026, em plataformas como Android, iOS, Nintendo Switch, PlayStation e Xbox.
O presidente da FIFA, Gianni Infantino, comentou:
“Os três mascotes são fundamentais para a atmosfera incrível e divertida que estamos criando para este torneio revolucionário. Eles conquistarão corações e despertarão comemorações na América do Norte e no mundo todo. Já consigo imaginá-los em camisas infantis, cumprimentando lendas do futebol e – em mais uma estreia neste torneio – estrelando videogames jogados por milhões de pessoas no mundo todo.”
Conheça os mascotes
- Maple (Canadá)
É um alce que tem como missão viajar por todas as províncias e territórios canadenses, conectar-se com as pessoas e abraçar a rica cultura do país. Maple é apaixonado por street style, música e atua como goleiro dedicado. Ele encontra seu propósito por meio da criatividade, resiliência e expressão individual. - Zayu (México)
Representando o México, Zayu é uma onça-pintada das selvas do sul do país. Sua criação incorpora a herança vibrante mexicana. O nome Zayu foi inspirado em conceitos de união, força e alegria. Quando está em campo, atua como atacante, apresentando agilidade que intimida os defensores. - Clutch (EUA)
Clutch é uma águia-americana com sede de aventura. Ele voa pelos Estados Unidos, abraçando cada cultura, jogo e momento com curiosidade e otimismo. Em campo, ele é destemido, inspira seus companheiros de equipe, eleva o ânimo e transforma desafios em oportunidades de superação.
Leia também: Grupo Abra desiste de fusão, e Gol encerra codeshare com Azul
Siga nosso Instagram: @balityviagens