Funcionários da Força de Fronteira (Border Force) do Reino Unido anunciaram que pretendem entrar em greve a partir de sexta-feira, dia 23/12. Ao todo são quase mil funcionários cuja paralisação significa que quase mil policiais que ficam nos balcões de controle não estarão disponíveis.
A greve ocorrerá do dia 23/12 ao dia 26/12 e, também, do dia 28/12 ao dia 31/12. Isso poderá gerar longas filas em se tratando de um período de maior movimento do ano.
Aeroportos que a greve afetará
A greve afetará os aeroportos de Londres Heathrow, Londres Gatwick, Glasgow, Birmingham, Manchester e Cardiff. Neste período de greve mais de 10 mil voos devem chegar ao Reino Unido, ou seja, por volta de dois milhões de passageiros.
Planos para minimizar o impacto da greve
O governo do Reino Unido organizou um plano para minimizar os impactos que a greve terá. O plano será trazer funcionários públicos, militares e voluntários para assumir as operações da Força de Fronteira no período da greve.
Para os viajantes o melhor será viajar no dia 27, dia que não haverá greve. Caso não seja possível, a informação é que as greves terminarão às 7h, horário local, também nos dias 26 e 31 de dezembro. Dessa forma, cria-se outra janela para evitar atrasos.
Porém, nem todos os passageiros serão afetados da mesma forma, aqueles com passaporte britânico, europeu e dos EUA, devem ser menos afetados, pois as longas esperas serão para aqueles que precisam de um carimbo no passaporte.
O que dizem as companhias aéreas
Algumas companhias impuseram restrições à venda de passagens aéreas nos dias de greve, para reduzir o número de passageiros que chegam, tanto à British Airways quanto à Virgin Atlantic.
No entanto, novos bilhetes ainda estão disponíveis em algumas rotas, por isso as companhias estarão de olho na greve deste período para averiguar se alguma ação mais drástica precisará ser tomada. Alguns aeroportos já avisaram que voos podem ser cancelados e as filas ficarem fora de controle.
Leia também: Cia aérea JetSmart anuncia novas rotas do Brasil para a América do Sul
Siga nosso Instagram: @balityviagens