A Gol anunciou recentemente que solicitou a recuperação judicial no Tribunal de Falências do Distrito Sul de Nova York, nos Estados Unidos (Tribunal dos EUA).
O Chapter 11, um processo legal americano, é frequentemente utilizado por empresas para captar recursos, reorganizar suas finanças e reforçar as operações a longo prazo, mantendo suas atividades comerciais inalteradas. Esse mesmo procedimento já foi adotado por outras companhias aéreas como Avianca e Latam, que conseguiram fortalecer seus negócios após o processo.
Iniciando o processo legal nos EUA, a Gol garantiu um financiamento de US$ 950 milhões no formato “debtor in possession” (DIP), provido por membros do Grupo Ad Hoc de Bondholders da Abra e outros Bondholders da Abra.
A empresa planeja acessar esse financiamento durante a audiência inicial com o Tribunal dos EUA, agendada para breve. Este financiamento, pendente de aprovação judicial, aliado à receita gerada pelas operações contínuas, proporcionará liquidez significativa para sustentar as operações durante a reestruturação financeira.
“Fizemos progressos notáveis até agora e acreditamos que este processo permitirá endereçar os desafios gerados pela pandemia, ao mesmo tempo em que mantemos o elevado padrão dos serviços que oferecemos aos Clientes. Este processo permitirá à Gol expandir ainda mais sua posição como uma das principais companhias aéreas da América Latina, mantendo, ao mesmo tempo, o propósito de ‘Ser a Primeira para Todos’. Estamos confiantes de que as medidas que estão sendo tomadas permitirão que a Gol continue oferecendo tarifas mais baixas com experiências de viagem excepcionais aos Clientes em um número cada vez maior de rotas”, disse Celso Ferrer, CEO da Gol.
A Gol antecipa que, ao final do processo, emergirá com um aumento substancial de capital, incluindo os novos US$ 950 milhões em financiamento DIP, fortalecendo sua posição como líder entre as companhias aéreas na América Latina.
Operações da Gol seguem normalmente
Sob a supervisão do Tribunal e com o financiamento DIP adicional, os serviços de passageiros, cargas, o programa de fidelidade Smiles e outras operações da Gol continuarão operando como de costume.
A empresa reafirmou seu compromisso de fornecer viagens aéreas seguras, confiáveis e econômicas, mantendo a qualidade na experiência do cliente. Os clientes poderão planejar suas viagens normalmente, sem mudanças no programa Smiles, nem nos acordos de codeshare e interline.
Os colaboradores da Gol prosseguirão com suas funções diárias, mantendo o foco na qualidade e segurança dos voos. Este processo será utilizado para reorganizar as obrigações financeiras de curto prazo e reforçar a estrutura de capital da empresa para garantir sustentabilidade a longo prazo.
A Gol continuará operando sem alterações durante a supervisão do Tribunal dos EUA, assegurando o pagamento normal de salários e benefícios aos colaboradores.
A empresa compromete-se a manter suas operações habituais durante o processo, honrando acordos com parceiros comerciais e fornecedores pelos produtos e serviços fornecidos a partir da data do pedido de Capítulo 11.
Clientes
Quanto aos clientes, a Gol garante a continuidade dos serviços habituais, possibilitando a organização de viagens e voos pela companhia. Os clientes poderão acumular e resgatar milhas pelo Smiles, e a empresa pretende cumprir todas as obrigações com os clientes, incluindo reembolsos de passagens, cupons de viagem e créditos relacionados a reclamações de bagagem ou serviços, conforme as políticas vigentes da empresa.
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