Depois de mais de um ano de espera e de um susto no começo de setembro, quando a Anvisa afirmou que ainda não havia modificado o seu último parecer que recomendava a suspensão da temporada de cruzeiros marítimos, e alguns veículos de imprensa compreenderam então que a agência estava simplesmente proibindo a temporada, um poder que ela nem mesmo tem, o governo federal finalmente deu hoje sinal verde para que comece a temporada 2021/22 no litoral brasileiro, com operação das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros, por meio de roteiros regulares.
A autorização recebeu confirmação no último dia 2, pelo ministro do Turismo, Gilson Machado Neto, por meio de uma mensagem gravada diretamente de Dubai e que ele postou em suas redes socais. “Em primeira mão estou dando a notícia que teremos cruzeiros marítimos no Brasil este ano. A temporada está autorizada pelo governo federal e o presidente Bolsonaro determinou empenho total para que conseguíssemos liberar”, afirmou o ministro.
Gilson Machado ainda finalizou o anúncio recordando que a temporada de navios gera aproximadamente 42 mil empregos, entre diretos e indiretos, em nosso país. “Teremos uma temporada belíssima este ano”, afirmou o ministro.
A portaria a qual o ministro se referiu foi negociada nas duas últimas semanas com os ministérios envolvidos e a Clia Brasil e deixa autorizados os cruzeiros que trafegam apenas pela costa brasileira. Os cruzeiros com destino a Argentina e Uruguai ainda não estão permitidos até o momento e dependem de uma outra negociação, que também incluem as nações envolvidas.
A Clia Brasil afirmou que somente irá se pronunciar depois da publicação da portaria, porém, elogiou e agradeceu o trabalho do ministro Gilson Machado, do Turismo, que tem abertura para com o presidente Jair Bolsonaro e ainda fez a articulação e promoveu a aprovação com os ministérios e órgãos envolvidos.
A reunião que culminou na autorização
A autorização que foi confirmada pelo ministro veio depois de uma reunião que teve a participação da Clia Brasil, das empresas marítimas e também de representantes dos ministérios do Turismo, Infraestrutura, Justiça e Saúde. O entendimento trazido pela reunião autoriza, portanto, a volta dos cruzeiros e garante ainda que se realize a temporada 2021/22, que terá sete navios, sendo dois da Costa e quatro da MSC, que ainda terá um quinto na Argentina.
A Clia Brasil já tem os protocolos bem definidos, até porque os cruzeiros da Costa e da MSC já voltaram a circular com sucesso nos mares internacionais desde o último ano, ainda contando com uma intensificação na última temporada de verão europeu, e irá definir junto a Anvisa a implantação dos mesmos e o compromisso que as companhias assumem com a segurança de toda a operação, incluindo com os hóspedes, tripulantes, portos e destinos que forem visitados.
Enquanto a confirmada não vinha oficialmente, os agentes de viagens sofreram com os boatos de cancelamento da temporada, desmentidos pelo próprio Ministério do Turismo, que foi o elo de ligação da iniciativa privada de cruzeiros marítimos com os demais ministérios envolvidos.
Com o aumento dos índices de vacinação e as mortes descendo cada vez mais desde o começo da pandemia, o cenário ainda é diferente em relação ao Turismo e ao setor de cruzeiros. Embora o anúncio já tenha acontecido, ainda não sabemos ao certo se nos protocolos a vacinação continuará sendo obrigatória ou se um teste negativo para covid-19 servirá como comprovante de imunização.
No início deste ano, no auge da segunda onda de covid-19 no Brasil, a Clia Brasil já havia deixado claras as linhas gerais de seus protocolos:
Para embarque
Realização de teste antes do embarque em todos os hóspedes com triagem rigorosa realizada por um corpo médico em cada porto. Tripulantes precisam realizar três testes antes de embarcar, sendo o primeiro na cidade onde residem, outro na chegada do avião ao destino de onde o navio parte e um último teste antes de embarcar. Além disso, realizam mais um a cada semana a bordo.
Redução de capacidade
Num primeiro momento, os navios iriam operar com 70% da sua capacidade máxima de passageiros.
Regras à bordo
Uso de máscaras em momentos indicados, distanciamento social, menos pessoas à bordo, ar fresco sem recirculação, desinfecção e higienização a todo o momento.
Saúde no navio
Plano de contingência, corpo médico com treinamento específico para avaliações constantes, monitoramento contínuo por meio de dispositivos pessoais e pela tripulação treinada, além de uma grande estrutura que conta com todos os modernos recursos para atendimento dos hóspedes e tripulantes.
Excursões
Protocolos especiais, coordenação com os municípios, além de cancelamento do reembarque para passageiros que não cumprem as regras.
Fora esses protocolos gerais, cada uma das companhia, no caso a Costa Cruzeiros e a MSC Cruzeiros, tem seu próprio programa de saúde e segurança, além de outras medidas que se aliam às da Clia Brasil.
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