Abra notificou formalmente a Azul sobre o fim das negociações, que também já se manifestou
Cerca de nove meses após anunciar um acordo para combinar negócios, o Grupo Abra, controlador indireto da Gol Linhas Aéreas, comunicou oficialmente o encerramento das negociações com a Azul Linhas Aéreas para uma possível fusão entre as companhias aéreas. O anúncio foi feito por meio de um Fato Relevante enviado ao mercado e aos acionistas.
As tratativas entre as empresas tiveram início após a assinatura de um Memorando de Entendimentos, em janeiro de 2025, que previa avaliar uma integração entre a Azul e a Abra (controladora da Gol e da Avianca). Esse movimento chegou a incluir protocolo junto ao Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade).
No Fato Relevante, a Abra relatou que a Azul não avançou nas negociações nos últimos meses porque estava focada em seu processo de recuperação judicial nos Estados Unidos, sob o regime do Chapter 11. Segundo o documento, a Azul também teria sinalizado que o cenário de mercado mudou desde a assinatura do memorando.
Diante desse contexto, a Abra notificou formalmente a Azul de que as negociações estavam encerradas. Ainda assim, o grupo ressaltou que continua acreditando no mérito de uma fusão entre Azul e Gol, e que permanece disponível para dialogar com os stakeholders relevantes no futuro.
Se as duas empresas tivessem sido combinadas, juntas controlariam a maior malha aérea doméstica do Brasil. No entanto, a operação já suscitava dúvidas quanto à aprovação regulatória e aos impactos concorrenciais no setor. Este ano, Azul, Gol e Latam debateram pela primeira vez essa possível fusão que era esperada.
Fim do acordo de codeshare
Com a decisão da Abra, chegou ao fim também o acordo de codeshare entre Gol e Azul. A Gol solicitou a rescisão dos acordos de cooperação comercial firmados com a Azul em maio de 2024. O objetivo original do codeshare era ampliar a conectividade entre as malhas das companhias.
Segundo o Fato Relevante da Gol, a decisão já foi formalmente comunicada à Azul e está em conformidade com a legislação societária e regulatória vigente. A Gol ressaltou ainda que os bilhetes já emitidos sob a parceria serão honrados normalmente.
Quando foi anunciado, o acordo de codeshare foi visto como uma estratégia para aumentar o número de destinos oferecidos e melhorar a experiência dos passageiros. Com o término da parceria, cada empresa retoma suas operações de forma independente em suas respectivas rotas. Atualmente, a Gol opera cerca de 147 rotas domésticas e 42 internacional.
Comunicado oficial da Azul
A Azul também emitiu comunicado aos acionistas e ao mercado confirmando o encerramento das negociações com a controladora da Gol. Além disso, afirmou que rescinde o acordo de cooperação comercial (codeshare) anunciado em 23 de maio de 2024, mas garantiu que honrará todas as passagens já emitidas sob esse acordo.
A empresa ainda reafirmou seu compromisso com o fortalecimento de sua estrutura de capital e informou que manterá seus acionistas e o mercado informados sobre eventuais desdobramentos relevantes relacionados ao fim das discussões sobre a potencial fusão ou o acordo de codeshare.
Carta integral da Abra à Azul
No documento emitido pela Abra à Azul, consta:
“Azul Linhas Aéreas Brasileiras S/A
Avenida Marcos Penteado de Ulhôa Rodrigues, 939, 8º andar
Edifício Jatobá, Condomínio Castelo Branco Office Park
Bairro Tamboré, CEP 06460-040
São Paulo, SP, Brasil
Atte: Raphael Linares Felippe
Senhoras e Senhores:
Fazemos referência ao Acordo de Confidencialidade, datado de 12 de abril de 2024 (…), entre a Azul … e a Abra Group Limited (…).
Após a assinatura do Memorando de Entendimentos em 15 de janeiro de 2025, a Abra se colocou à disposição para avançar nas discussões rumo a uma combinação de negócios e indicou que elas poderiam ocorrer paralelamente ao case do Chapter 11 da Azul.
No entanto, as partes não mantiveram discussões relevantes ou progresso em tais negociações por vários meses, devido ao foco da Azul no seu processo de recuperação judicial. Além disso, foi pontuado que o cenário atual é diferente daquele em que o MOU foi celebrado, e não mais compatível.
Assim, por boa ordem e de acordo com o Acordo de Confidencialidade, por meio desta a Abra notifica formalmente a Azul de que está encerrando as discussões relativas a uma possível transação.
Continuamos acreditando no mérito de uma combinação de negócios entre a Azul e a Gol Linhas Aéreas Inteligentes S.A. e, como tal, a Abra está pronta, disposta e disponível a engajar com os stakeholders aplicáveis.Atenciosamente,
Abra Group Limited”
Leia também: Six Flags Over Texas anuncia nova montanha-russa que promete ser a mais alta do mundo
Siga nosso Instagram: @balityviagens