O Brasil acaba de receber uma nova marca de hospitalidade chamada Ocanto, que foi apresentada durante a 6ª edição do Remote Immersion, um evento de turismo que reúne hotéis de luxo independentes de todo o mundo. Essa inovação resultou da união das pousadas Tutabel (localizada em Trancoso), Trijunção (na divisão entre Goiás, Minas Gerais e Bahia) e Pousada Literária (em Paraty).
O objetivo do Ocanto é promover o turismo regenerativo nacional, o que não visa apenas preservar, mas também recuperar o meio ambiente, proteger e melhorar a qualidade de vida dos habitantes das regiões, valorizando os biomas e territórios brasileiros.
Características da nova marca de hospitalidade
Entre as características distintivas, o grupo se compromete a criar experiências únicas de conexão com a comunidade local, os biomas, a fauna, a flora, a gastronomia e a cultura de cada local onde está presente. O objetivo é ir além das pousadas, proporcionando vivências imersivas e multissensoriais.
As três pousadas juntas somam 57 quartos e recebem uma média de 20 mil hóspedes anualmente. Com essa nova iniciativa, a meta é dobrar o número de viajantes impactados. O responsável por esse projeto é Pedro Treacher, um executivo com 20 anos de experiência no mercado de turismo, que há dois anos liderou a implantação do OCANTO, após passar 10 anos em Matueté.
“O nome Ocanto é inspirado pelo cantar dos pássaros, o canto da natureza e os cantos do Brasil. Somos um negócio social. Queremos ajudar na preservação e no desenvolvimento sustentável do país. Nossa missão é espalhar nosso canto pelos seis biomas brasileiros e pelos quatro cantos do mundo”. Pedro Treacher, executivo responsável pelo Grupo Ocanto.
A Pousada Trijunção está situada no coração do Cerrado, na divisa entre os estados da Bahia, Goiás e Minas Gerais. Inaugurada em 2018, ela oferece apenas sete suítes que podem ser exclusivas, onde os hóspedes se conectam com o bioma durante todo o dia.
O itinerário de experiências é personalizado de acordo com o perfil de cada hóspede e pode incluir a observação de animais, com destaque para o lobo-guará, no âmbito do projeto de conservação Onçafári, bem como o jacaré-anão, antas, veados campeiros, jabutis e outras espécies nativas da região. Além disso, os hóspedes podem desfrutar de trilhas botânicas, passeios de caiaque na Lagoa das Araras e passeios de fatbike.
Leia também: Azul informa que terá voos diretos entre Araxá (MG) e Guarulhos no início de 2024
Siga nosso Instagram: @balityviagens