O Brasil se prepara para receber o primeiro parque temático vertical do mundo, o Paradise Vertical Park, que será construído na cidade de Itati (RS), localizada na BR-453, conhecida como Rota do Sol. Esse local é um dos principais pontos de acesso para a Serra Gaúcha, além de estar próximo ao Geoparque Unesco, no Caminho dos Canyons do Sul.
O parque fará parte de um circuito turístico interligado com Cambará do Sul e será uma das portas de entrada para Gramado e Canela. O sócio-fundador do projeto, Rodrigo Bauska, informou que as obras estão previstas para começar entre janeiro e fevereiro de 2025, com a inauguração prevista para o final de 2026. O parque espera atrair cerca de 200 mil turistas no primeiro ano de funcionamento, com a meta de chegar a 500 mil visitantes anuais até 2031.
O projeto se concretizou após um investimento de R$ 15 milhões feito por José Carlos Semenzato, que adquiriu 75% do negócio no primeiro episódio da 9ª temporada do programa Shark Tank Brasil. Bauska e Juarez Ferreira, os empreendedores por trás da ideia, participaram da apresentação do projeto.
O Paradise Vertical Park pretende ser um marco no ecoturismo, promovendo o desenvolvimento econômico da região. Além disso, o parque visa conectar os visitantes à natureza de uma forma inovadora e segura, combinando adrenalina com sustentabilidade.
Principais atrações do Paradise Vertical Park
A estrutura do parque terá 49 metros de altura, equivalente a um prédio de 16 andares, com um mirante e um bar no topo, oferecendo uma vista panorâmica da Serra do Pinto. O parque contará com sete pavimentos e três opções de descida: a escada para o céu, o SkySlide (um escorregador de vidro) ou a Tirolesa Curvada, que contorna a estrutura.
Com capacidade para receber até 500 mil visitantes por ano, o Paradise Vertical Park promete ser um projeto com grande valor ecológico, reconhecido internacionalmente pelo selo verde.
Expansão do Paradise Parks
Rodrigo Bauska revelou planos para expandir o grupo Paradise Parks, levando novos projetos, com propostas diferenciadas, para outras regiões do Brasil. Entre os destinos em consideração estão Bombinhas (SC), Vitória (ES), Belo Horizonte (MG) e Juazeiro do Norte (CE). A ideia é que cada projeto seja adaptado às características geológicas e culturais de cada local, sempre com foco no turismo de aventura e contemplação.
Leia também: Marriott anuncia expansão da marca City Express nos Estados Unidos e Canadá
Siga nosso Instagram: @balityviagens