Política de bagagem: como funciona? Poder experimentar a sensação incrível que uma viagem proporciona é muito gratificante. Seja uma viagem de negócios ou a lazer, conhecer a política de bagagem é fundamental.
Não seja pego de surpresa! Saiba tudo sobre as regras da ANAC para bagagem despachada, bagagem de mão, extravio de bagagem, bagagem avariada e furto de bagagem.
Antes de fazer as malas, informe-se sobre o que pode ou não ser transportado em sua bagagem. Além disso, é importante Saber o peso e as dimensões bem como todas as regras sobre a política de bagagem que cada empresa recomenda, assim não terá contratempos em sua viagem.
Bagagem de mão
A bagagem de mão pode ser transportada de forma gratuita, mas precisa estar dentro das normas dimensionais e de peso. As regras da bagagem de mão servem tanto para voos nacionais quanto para internacionais.
O peso exigido pela ANAC é de até 10 Kg e as dimensões ficam a critério de cada companhia aérea, mas sempre verifique com a companhia aérea em que você irá.
Na bagagem de mão não é permitido carregar: armas, objetos pontiagudos ou cortantes, ferramentas de trabalho, explosivos, substâncias inflamáveis, substâncias químicas ou tóxicas. Nos voos internacionais, frascos com líquidos contendo mais de 100 ml também não são permitidos. Nos voos domésticos, não há restrição para líquidos.
É permitido levar: cosméticos sólidos (batom, desodorante), mamadeiras e comidas infantis industrializadas (quantidade suficiente para o tempo de voo), medicamentos com prescrição médica (a receita deve estar no nome do passageiro), medicamentos que não necessitam prescrição médica até 100 ml, carteiras, documentos pessoais, joias, relógios, óculos, cintos, celulares, notebooks, câmeras fotográficas, filmadoras, tablets e afins.
É recomendável que objetos de valor como jóias, papéis negociáveis, dinheiro e eletroeletrônicos sejam transportados na bagagem de mão.
O passageiro é responsável por sua bagagem de mão quando transportada na cabine da aeronave que esteja sob sua guarda. A empresa aérea não responde pela perda ou furto ocorrido durante a execução do contrato de transporte no que se refere à bagagem de mão. Em caso de voo internacional, vale verificar se há convenções internacionais sobre o assunto.
Bagagem despachada
As companhias aéreas podem vender as passagens com diferentes franquias para bagagens despachadas ou sem a franquia caso o passageiro opte por não utilizar o serviço.
O que vale são as regras do contrato para todas as passagens. Fique sempre atento ao peso, dimensões e quantidade de bagagem despachada permitida em cada tarifa e em cada companhia aérea.
Ao comparar os preços das passagens veja sempre o que está sendo oferecido pela companhia para não ser surpreendido na hora do embarque.
Sobre a política de bagagem de cada companhia aérea clique no botão abaixo:
Bagagem Extraviada
Caso sua bagagem seja extraviada, no momento em que constatar sua falta, comunique imediatamente no balcão da empresa aérea ou representante, na sala de embarque.
Não esqueça de apresentar o comprovante de bagagem despachada. Se for encontrada será devolvida para o endereço informado pelo passageiro.
A bagagem poderá permanecer como extraviada por até 7 dias (voos nacionais) e 21 dias (voos internacionais), não sendo localizada até o prazo estabelecido a empresa aérea deverá indenizar o passageiro no prazo de até 7 dias.
Quando isso acontece, o passageiro deverá receber da empresa aérea um ressarcimento por gastos emergenciais, pelo período que estiver sem os seus pertences e se estiver fora de seu domicílio.
Os valores diários do ressarcimento serão estipulados pela companhia aérea que terá o prazo de 7 dias para efetuar o pagamento mediante apresentação dos comprovantes pelo passageiro.
Bagagem Avariada ou Violada
Se você perceber que sua bagagem foi avariada ou violada, procure imediatamente a empresa aérea para comunicar o ocorrido, de preferência na sala de desembarque.
Você pode registrar um comunicado por escrito na empresa em até 7 dias após o recebimento da bagagem avariada ou violada.
Quando a bagagem for avariada, a empresa deverá reparar o dano ou substituir a bagagem por outra equivalente. Quando for violada, após comprovação do dano, a empresa será obrigada a pagar uma indenização correspondente ao passageiro.
Furto de bagagem
Se tiver a bagagem furtada, o passageiro deverá procurar a companhia aérea assim que o fato for constatado e fazer um comunicado por escrito.
A empresa aérea é responsável pela bagagem desde que ela é despachada até o momento em que é recebida de volta pelo passageiro.
Sempre que houver qualquer ocorrência deste tipo, é importante que o passageiro realize um Boletim de Ocorrência (B.O) na polícia, que é a autoridade competente para averiguar qualquer fato dessa natureza.
Observação:
A política de bagagem pode mudar a qualquer momento, por isso esteja sempre atento na hora de viajar. Sempre pesquise antes. Entre em contato com a companhia aérea e saiba tudo para não ter surpresas desagradáveis de última hora. Cada Cia aérea possui sua política de bagagem, por isso é preciso estar sempre atento às regras de cada uma.
Aqui na Bality oferecemos todos os serviços necessários para uma viagem tranquila. Arrume suas malas e aproveite os momentos inesquecíveis no destino escolhido, seja ele nacional ou internacional, de lazer ou trabalho!
Para mais informações acesse o site da ANAC
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