A partir de 9 de outubro de 2024, as mudanças nas regras de bagagem passaram a valer para alguns voos internacionais, com a criação da categoria “item pessoal” dentro das famílias tarifárias.
As novas categorias de bagagem são:
- ITEM PESSOAL: Mochila ou bolsa com medidas máximas de 45cm x 35cm x 20cm, transportada na cabine sob o assento à frente, com limite de peso de 10kg. Disponível em todas as tarifas.
- MALA PEQUENA: Mala com medidas máximas de 55cm x 35cm x 25cm e peso de até 12kg para voos com origem no Brasil. Pode ser despachada dependendo da ocupação do voo. Não disponível para a nova tarifa Basic.
- BAGAGEM DESPACHADA: Mala de até 158 cm lineares (altura + comprimento + largura) e peso de 23 kg, que deve ser despachada no balcão da Latam, dependendo da tarifa escolhida.
A Latam informou que as mudanças seguem o padrão do grupo e buscam alinhar-se às práticas internacionais, oferecendo tarifas mais econômicas aos clientes.
Tarifa Basic: Novidade em algumas rotas internacionais
A Latam introduziu a tarifa Basic, uma opção econômica que permite apenas o embarque com um item pessoal de até 10 kg, sem direito a mala de mão. A tarifa Basic foi lançada inicialmente para voos do Rio de Janeiro/Galeão a Santiago e será gradualmente expandida para outros destinos na América do Sul. Os passageiros que precisarem de mais bagagem poderão optar pelas tarifas Light e Full, que incluem malas e outros serviços.
Para voos domésticos, nada muda
Nas rotas domésticas no Brasil e nas demais rotas internacionais com origem em aeroportos brasileiros, as tarifas Light, Standard, Full e Premium Economy continuam válidas, com direito a item pessoal e mala pequena.
A Latam recomenda que agentes de viagens verifiquem cuidadosamente as regras de cada tarifa, pois a tarifa Basic não permite mala de mão, apenas um item pessoal como mochila ou bolsa.
Leia também: Epic Universe deve ser inaugurado no fim de maio, diz Wall Street Journal
Siga nosso Instagram: @balityviagens