A Força Aérea Brasileira (FAB) decidiu não atender ao pedido do Itamaraty, mantendo o funcionamento do aeroporto nos dias 18 e 19 de novembro, na reunião do G20. O Ministério das Relações Exteriores havia solicitado o fechamento do terminal, já que ele está dentro da área vermelha, a mais restritiva entre os círculos de segurança do evento, que ocorrerá no Museu de Arte Moderna, próximo ao aeroporto.
Apesar dessa preocupação, a FAB informou que o funcionamento do aeroporto não será prejudicado. Segundo o comunicado, operações aéreas seguirão normalmente, como ocorreu em eventos anteriores, como a última reunião do BRICS no Brasil. A FAB ressaltou que áreas restritas serão controladas pelos órgãos responsáveis, mas sem interferir nas operações.
Mais de 50 autoridades internacionais, incluindo governantes e dirigentes de organizações, são esperadas para o evento. Para garantir a segurança, o Itamaraty sugeriu que, caso necessário, voos comerciais poderiam ser redirecionados para o Aeroporto do Galeão, localizado a aproximadamente 20 quilômetros do Santos Dumont.
Leia também: Palm Beaches celebra 4 hotéis com novo selo Michelin e pista de gelo inédita
Siga nosso Instagram: @balityviagens