United Airlines investe US$ 5 milhões na Viridos, produtora de combustível à base de algas, um recurso abundante e escalável que pode ser cultivado e colhido sem impactar a cadeia de abastecimento de alimentos.
A Viridos é especializada na bioengenharia de microalgas e sua tecnologia proprietária acelera a quantidade de óleo que pode ser produzida a partir das microalgas. O produto poderá ser usado para escalar a futura produção de SAF.
“O SAF é comprovado, escalável e a melhor ferramenta que temos para reduzir nossas emissões de carbono durante o voo, mas enfrentamos uma escassez significativa de matéria-prima disponível”, disse o presidente da United Airlines Ventures, Mike Leskinen.
“Como líder global em aviação no investimento em produção de SAF, a United continua comprometida em alcançar zero emissões líquidas de carbono, sem depender de compensações de carbono tradicionais, até 2050” – ressalta.
A Viridos, empresa de biocombustíveis focada em indústrias de descarbonização, lidera a bioengenharia de microalgas e já alcançou sete vezes a produtividade de óleo, em comparação com as típicas algas selvagens. Isso cria uma oportunidade para uma produção potencialmente escalável e mais sustentável de óleo de algas, que poderá ser usado posteriormente para produzir SAF.
Com base nas estimativas atuais, espera-se que o SAF criado pelo óleo de algas da Viridos tenha uma pegada de carbono reduzida em 70%, em relação ao ciclo de vida, quando comparado ao combustível de aviação convencional.
A tecnologia de bioengenharia da Viridos combina vários atributos importantes e exclusivos que contribuem para uma melhor escalabilidade e sustentabilidade, em comparação com a produção tradicional de combustível para aviação, como por exemplo:
- As produtividades de óleo da área de superfície das algas Viridos excedem em muito qualquer cultura oleaginosa tradicional, alcançando alta produção de óleo de algas em áreas comparativamente pequenas;
- As algas Viridos são cultivadas em recipientes contendo água do mar. Isso permite a implantação contida em locais quentes e secos sem sobrecarregar os escassos recursos de água doce e terras aráveis;
- As algas Viridos têm teores de óleo extremamente altos, facilitando o processamento a jusante do óleo de algas;
- O óleo de algas Viridos é um óleo vegetal de qualidade que permite que as biorrefinarias existentes processem o óleo com alto rendimento.
Leia também: Royal Caribbean anuncia beach club para 2025
Siga nosso Instagram: @balityviagens