Presidida pela senadora Beatriz Paredes Rangel, a Comissão de Relações Exteriores da América Latina e Caribe aprovou um acordo de solicitação à Secretaria de Estado do governo do México para a retomada do sistema de emissão de visto eletrônico mexicano para turistas brasileiros que chegam ao país por via aérea.
Portanto,o parecer solicita ao órgão, assim como ao Ministério das Relações Exteriores, que reforcem as ações e medidas que permitam a entrada ágil e respeitosa no México de turistas de países latino-americanos e caribenhos, cumprindo os requisitos exigidos pelas leis e provisões de imigração mexicanas.
A senadora Marybel Villegas Canché esclareceu que o decreto da Secretaria de Estado do governo mexicano, que diz que cidadãos brasileiros não podem mais obter o visto eletrônico, obteve um impacto negativo na indústria do Turismo em Quintana Roo, o que acabou resultando na queda de 60% no número de brasileiros no caribe mexicano.
“Há uma grande preocupação por parte dos hoteleiros, porque todos aqueles turistas brasileiros que vinham ao México hoje não estão mais lá, o que representa uma perda no fluxo econômico de aproximadamente US $1 bilhão. Por isso, faz-se necessária a reativação do visto eletrônico”, disse Marybel.
Já em outro tópico, Beatriz Paredes disse aos senadores da Comissão que já houve avanços para a realização da Primeira Reunião Interparlamentar (PRI) entre México e República Dominicana, assim como para a VI Reunião Interparlamentar entre México e Argentina. O legislador do PRI informou que essas reuniões ocorrerão em junho, embora a data ainda não tenha sido confirmada.
Por sua vez, Héctor Vasconcelos, o presidente da Comissão de Relações Exteriores, informou aos senadores que serão acertados os detalhes para a realização da Reunião Interparlamentar Estados Unidos-México, que vai acontecer em Washington.
Leia também: Brightline terá estação em Orlando vendas estarão disponíveis a partir de maio
Siga nosso Instagram: @balityviagens