A Portaria nº 15.267, publicada no Diário Oficial da União desta segunda-feira (26), anulou a restrição que impedia a realização de voos comerciais em Guarulhos acima de 2.714 frequências semanais.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) tomou essa decisão cerca de dois meses após a imposição das restrições, que foram motivadas por irregularidades detectadas em fiscalizações anteriores. Os principais problemas estavam relacionados à segurança nos pátios das aeronaves, especialmente durante operações noturnas e em períodos de chuva.
Com a implementação das exigências da Anac e os investimentos significativos realizados para melhorar a gestão da segurança operacional do aeroporto, a revogação da medida cautelar foi possível. Entre as melhorias realizadas, destacam-se:
- Aumento de mais de 40% no número de profissionais responsáveis pela supervisão de pátios.
- Aquisição de quatro veículos para fortalecer a fiscalização dos sistemas de pátios e pistas.
- Repintura e revitalização das sinalizações horizontais.
- Selagem de trincas e recuperação de pavimentos rígidos.
- Melhorias nos procedimentos e equipamentos de manutenção aeroportuária, especialmente em áreas verdes, sinalizações e circuitos elétricos das luzes das pistas.
- Contratação de novos colaboradores e aquisição de equipamentos para realizar a manutenção da sinalização horizontal do aeroporto.
Além disso, a concessionária se comprometeu a avaliar a possibilidade de implementar novas tecnologias de monitoramento das atividades e operações nos pátios, incluindo o uso de inteligência artificial, para aumentar continuamente os níveis de segurança operacional.
Leia também: Novo aeroporto de Fernando de Noronha previsto para 2026
Siga nosso Instagram: @balityviagens