Depois de reabrir, no dia 11 deste mês, o terminal de cargas para o recebimento e retirada de mercadorias por transporte rodoviário, o Aeroporto Internacional Salgado Filho, em Porto Alegre, retomará o embarque e desembarque de passageiros na primeira quinzena de julho. Dessa forma, apoiará os voos de Canoas (RS).
Os serviços de check-in, embarque e desembarque, atualmente realizados no terminal ParkShopping Canoas, serão transferidos para o aeroporto da capital gaúcha.
Os voos de Canoas continuarão a ocorrer no aeródromo militar da cidade até que a pista de pouso e decolagem do Salgado Filho seja liberada. A previsão oficial para essa liberação será anunciada em meados de julho, quando o CEO da Fraport, concessionária do Aeroporto de Porto Alegre, vier ao Brasil.
Esta operação utilizará a parte do terminal de passageiros não afetada pela enchente, possibilitando o embarque, desembarque e procedimentos de segurança para um maior número de passageiros, considerando o aumento de voos planejados para a Base Aérea de Canoas.
Ampliação da malha aérea no Rio Grande do Sul
A Base Aérea de Canoas, aberta ao tráfego aéreo comercial desde 22 de maio, terá suas operações ampliadas nos próximos dias. Graças a uma colaboração entre o Ministério de Portos e Aeroportos, Ministério da Defesa, Casa Civil da Presidência da República, Secretaria Extraordinária de Apoio à Reconstrução do Rio Grande do Sul, Agência Nacional de Aviação Civil, Fraport e companhias aéreas, o aeródromo militar aumentará de 5 para 7 voos diários, passando de 70 para 98 movimentos semanais, entre pousos e decolagens, com novos voos entre 17h35 e 21h.
A ampliação foi viabilizada pela instalação de torres de iluminação e pela revisão da estrutura operacional da Base Aérea, permitindo novas posições para voos noturnos. Os novos horários foram aprovados pelo Comando da Aeronáutica e pela Anac. Atualmente, a operação emergencial em Canoas inclui voos das companhias Gol, Azul e Latam.
A Base Aérea de Canoas é um dos nove aeródromos selecionados pelo Governo Federal para absorver parte da malha aérea operada pelo Aeroporto Internacional Salgado Filho, fechado por tempo indeterminado devido às enchentes que afetaram o estado.
Leia também: Disney anuncia grandes mudanças no Disney Genie+ e Lightning Lane
Siga nosso Instagram: @balityviagens