Brasil pensa incluir novo tipo de querosene de aviação
A ANP – Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis aprovou, no dia 28 de fevereiro, a realização de consulta e audiência públicas para que o Brasil introduza o querosene de aviação JET-A, já comercializado no mercado internacional.
Querosene de Aviação
O combustível, poderá passar a ser importado ou produzido nas refinarias do País. Atualmente, apenas o tipo JET-A1 é comercializado no Brasil.
A diferença entre o JET-A1 e o JET-A é o ponto de congelamento: o JET-A1 possui limite máximo especificado em -47 °C, enquanto o JET-A possui limite em -40 °C. Com essa medida, o objetivo do governo é aumentar a oferta do querosene de aviação, gerando reduções de preços e custos das companhias aéreas.
Estudo realizado pela ANP estima que é possível uma redução de até 0,6 % do preço atual. “Queremos possibilitar o aumento da concorrência entre as companhias e tarifas mais competitivas para beneficiar os passageiros”, afirmou o secretário executivo do Ministério da Infraestrutura, Marcelo Sampaio.
A ANP avaliou a viabilidade técnica para alteração regulatória, com participação de outros órgãos públicos, empresas e associações do setor, além da ASTM International, que desenvolve as especificações internacionais de querosene de aviação.
O estudo teve ênfase na segurança operacional, mas sem desconsiderar questões de infraestrutura logística e aspectos econômicos. O querosene de aviação (QAV) é usado preferencialmente em aeronaves de grande porte, enquanto a gasolina de aviação (GAV) é utilizada nas aeronaves de pequeno porte.
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